Diferença entre som mono, estéreo e surround

O som monoaural ou monofônico, também conhecido como mono, é o tipo de som captado e reproduzido por um único canal (microfone ou análogo). Sendo assim, a reprodução deste não é capaz de distinguir instrumentos, direita de esquerda e profundidades, mesmo quando reproduzido por várias caixas de som simultaneamente. Se a reprodução monofônica incluir duas caixas de som, ambas reproduzirão sons idênticos.

O som estereofônico, ou simplesmente estéreo, é uma técnica de reprodução e gravação de sons caracterizada pela reconstituição da repartição espacial das fontes sonoras. Em outras palavras, é o tipo de reprodução sonora que leva em consideração que temos dois ouvidos. Ele utiliza dois canais monoaurais em sincronia, os famosos L (left, ou esquerda em português) e (right, ou direita em português). Em algumas músicas você pode observar a voz e a bateria em um canal e outros instrumentos no outro, separando-os. Assim, ele busca reproduzir a posição em que estava a origem do barulho no momento de gravação (isto é, se está vindo da direita para a esquerda ou vice-versa).

Som surround ou multicanal, é o conceito holográfico de som. Consiste em aumentar os números de canais de reprodução para mais do que dois, buscando interpretar o som em três dimensões. Ele consiste na utilização de várias caixas sonoras que proporcionam um ambiente sonoro preenchendo os 360º do espaço, tornando o som estéreo ainda mais realista.

Fonte: Wikipédia.

Um comentário: