Enem 2017 - Questão resolvida #01

(Enem 2017) Dispositivos eletrônicos que utilizam materiais de baixo custo, como polímeros semicondutores, têm sido desenvolvidos para monitorar a concentração de amônia (gás tóxico e incolor) em granjas avícolas. A polianilina é um polímero semicondutor que tem o valor de sua resistência elétrica nominal quadruplicado quando exposta a altas concentrações de amônia. Na ausência de amônia, a polianilina se comporta como um resistor ôhmico e a sua resposta elétrica é mostrada no gráfico.

O valor da resistência elétrica da polianilina na presença de altas concentrações de amônia, em ohm, é igual a



O gráfico do enunciado relaciona a corrente com a diferença de potencial na ausência de amônia. Utilizando a Lei de Ohm podemos extrair o valor da resistência:

\begin{equation} U = R \, i \ \Rightarrow \ R=\frac{U}{i} \text{.} \end{equation}

Escolhendo um ponto qualquer da curva, 2,0 V e 4,0·10-6 A por exemplo, a resistência do polímero, na ausência da amônia, será:

\begin{align} \begin{split} R &= \frac{2}{4 \cdot 10^{-6}} \\ &= 0,5 \cdot 10^{6} \ \Omega \text{.} \end{split} \end{align}

Na presença da amônia, como o enunciado ressalta, a resistência tem seu valor quadruplicado, então:

\begin{align} \begin{split} R &= 4 \cdot 0,5 \cdot 10^{6} \ \Omega \\ &=2,0 \cdot 10^{6} \ \Omega \text{.} \end{split} \end{align}

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário