(ENEM 2017) Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de $0{,}30$ segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.
Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?
O modelo que oferece menor risco de lesão interna é aquele que resulta na menor variação na velocidade, ou seja, menor aceleração. Com isso estaremos garantindo que a intensidade da força seja a menor possível. Lembre-se, quanto menor a aceleração, menor a força (segunda Lei de Newton).
Dentre todos os cintos, o Cinto 2 é aquele cuja aceleração máxima atingida (pico da curva) é a menor. Todos os outros cintos possuem picos de aceleração maiores que o dele.
Resposta: b.
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