Enem 2017 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #03

(Enem 2017) A aquisição de um telescópio deve levar em consideração diversos fatores, entre os quais estão o aumento angular, a resolução ou poder de separação e a magnitude limite. O aumento angular informa quantas vezes mais próximo de nós percebemos o objeto observado e é calculado como sendo a razão entre as distâncias focais da objetiva ($F_1$) e da ocular ($F_2$). A resolução do telescópio ($P$) informa o menor ângulo que deve existir entre dois pontos observados para que seja possível distingui-los. A magnitude limite ($M$) indica o menor brilho que um telescópio pode captar. Os valores numéricos de $P$ e $M$ são calculados pelas expressões: $P=12/D$ e $M=7,1+5(\log{D})$, em que $D$ é o valor numérico do diâmetro da objetiva do telescópio, expresso em centímetro.

Disponível em: www.telescopiosastronomicos.com.br.
Acesso em: 13 maio 2013 (adaptado).

Ao realizar a observação de um planeta distante e de baixa luminosidade, não se obteve uma imagem nítida. Para melhorar a qualidade dessa observação, os valores de $D$, $F_1$ e $F_2$ devem ser, respectivamente,



A nitidez está diretamente relacionada com a resolução. Quanto menor ângulo que possibilita a distinção entre dois pontos, melhor a resolução, ou seja, maior a riqueza em detalhes da imagem observada. Essa resolução é calculada através de $P = 12/D$ e, para diminuirmos o ângulo $P$ devemos aumentar o valor da grandeza $D$.

\begin{equation} \downarrow P = \frac{12}{\uparrow D} \end{equation}

Ainda para melhorar a imagem, o aumento angular deve ter seu valor aumentado para aproximar a percepção do objeto observado. Uma vez que esse aumento é calculado pela razão entre $F_1$ e $F_2$, podemos concluir que devemos aumentar $F_1$ e diminuir $F_2$.

\begin{equation} \uparrow \textrm{Aumento Angular} = \frac{\uparrow F_1}{\downarrow F_2} \end{equation}

Resposta: a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário