Estatísticas do Enem 2018

Nesta postagem detalhei as estatísticas dos assuntos mais frequentes dentre todas as aplicações do Enem 2018. Confira também as estatísticas do Enem de outros anos e fique por dentro dos assuntos que mais aparecem nas provas.

Mecânica

O assunto que mais exigiu da habilidade do aluno em resolver questões foi Mecânica. Os tópicos foram bem diversificados: questões que envolveram força de atrito, movimento uniformemente variado, movimento circular, trabalho, energias mecânicas, gravitação, conservação do momento, estática dos fluidos, ondas e acústica.

Eletromagnetismo

Eletromagnetismo marcou presença com aproximadamente 22%. Os tópicos transitaram entre circuitos elétricos, potência e energia elétrica, indução eletrostática e magnética, corrente elétrica e resistores.

Geral

O assunto Geral, com aproximadamente 17%, assumiu o terceiro lugar abrangendo, em sua maioria, questões interdisciplinares. Problemas envolvendo conversões de unidade e interpretação gráfica também contribuíram para essa colocação.

Moderna

Em Moderna, questões intra e interdisciplinares foram a maioria dentre os 13%.

Termologia

Com míseros 4%, aproximadamente, Termologia apareceu em problemas que envolviam calor e energia mecânica.

Óptica

Por fim, empatado com Termologia, Óptica esteve presente com a lei de Snell e ondulatória.


Os dados apresentados nas estatísticas foram obtidos através de classificações das questões pelo Blog De Um Físico e são de caráter informativo apenas, não possuem teor nem rigor científico.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom que gostou!
    Siga-nos também pelo Facebook: @deumfisico
    Bons estudos.

    ResponderExcluir