Lei de Coulomb - Exercícios Nível Médio

Desenvolva habilidades para solucionar problemas relacionados a forças elétricas entre cargas pontuais resolvendo a lista de exercícios abaixo. Se estiver com dificuldades, faça uma revisão sobre a Lei de Coulomb. Bons estudos.


1. (UEL-PR) Considere a Lei de Coulomb, relativa à força entre cargas elétricas em repouso, e a Lei da Gravitação de Newton, relativa à força entre massas. Em relação a essas duas leis, é correto afirmar:


2. (UFRGS) O módulo da força eletrostática entre duas cargas elétricas elementares — consideradas puntiformes — separadas pela distância nuclear típica de 10-15 m é 2,30 · 10² N. Qual é o valor aproximado da carga elementar?
(Constante eletrostática k = 9 · 109 N · m2/C2)


3. (PUC-MG) Duas cargas elétricas puntiformes são separadas por uma distância de 4,0 cm e se repelem mutuamente com uma força de 3,6 · 10-5 N. Se a distância entre as cargas for aumentada para 12,0 cm, a força entre as cargas passará a ser de:


4. (Vunesp-SP) Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb.

a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?

b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?


5. (Fuvest) O módulo F da força eletrostática entre duas cargas elétricas pontuais q1 e q2, separadas por uma distância d, é $F = k \frac{q_1 q_2}{d^2}$ onde k é uma constante. Considere as três cargas pontuais representadas na figura adiante por +Q, –Q e q. O módulo da força eletrostática total que age sobre a carga q será


6. (Fuvest) Três objetos com cargas elétricas idênticas estão alinhados como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma força igual a 3,0 · 10–6 N.

A força elétrica resultante dos efeitos de A e C sobre B é


7. (PUC-RJ) O que acontece com a força entre duas cargas elétricas (+Q) e (–q) colocadas a uma distância (d) se mudarmos a carga (+Q) por (+4Q), a carga (–q) por (+3q) e a distância (d) por (2d) ?


8. (PUC-RJ) Duas partículas de carga elétrica Q e massa M são colocadas sobre um eixo e distam de 1 m. Podemos dizer que


9. (PUC-RJ) Três cargas elétricas estão em equilíbrio ao longo de uma linha reta de modo que uma carga positiva (+Q) está no centro e duas cargas negativas (-q) e (-q) estão colocadas em lados opostos e à mesma distância (d) da carga Q. Se aproximamos as duas cargas negativas para d/2 de distância da carga positiva, para quanto temos que aumentar o valor de Q (o valor final será Q'), de modo que o equilíbrio de forças se mantenha?


10. (UFRGS) Três cargas elétricas puntiformes idênticas, Q1, Q2 e Q3, são mantidas fixas em suas posições sobre uma linha reta, conforme indica a figura a seguir.

Sabendo-se que o módulo da força elétrica exercida por Q1 sobre Q2 é de 4,0 × 10-5 N, qual é o módulo da força elétrica resultante sobre Q2?


Nenhum comentário:

Postar um comentário