Campo elétrico - Exercícios Nível Médio

Aluno, agora é sua vez de mostrar que aprendeu resolvendo a lista de exercícios a seguir. Divirta-se.


1. (PUC-MG) Em um campo eletrico uniforme com o valor de 3,6 · 106 N/C, uma carga eletrica de 1 · 10-9 C estará sujeita á seguinte força elétrica, em newtons:


2. (UFMG) A figura mostra duas esferas carregadas com cargas de mesmo módulo e de sinais contrários, mantidas fixas em pontos equidistantes do ponto O.

Considerando essa situação, é correto afirmar que o campo elétrico produzido pelas duas cargas


3. (UFRGS-RS) A figura a seguir representa um campo elétrico uniforme $\vec{E}$ existente entre duas placas extensas, planas e paralelas, no vácuo. Uma partícula é lançada horizontalmente, com velocidade de módulo constante, a partir do ponto P situado a meia distância entre as placas. As curvas 1, 2 e 3 indicam possíveis trajetórias da partícula. Suponha que ela não sofra ação da força gravitacional.

Com base nesses dados, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte enunciado.

A trajetória _____ indica que a partícula __________.


4. (PUC-RS) Considere a figura a seguir, que representa duas cargas elétricas de mesma intensidade e sinais opostos colocadas nos vértices inferiores do triângulo equilátero.

O vetor que representa o campo elétrico resultante no vértice superior do triangulo é


5. (Fatec-SP) Um elétron é colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considerando desprezível o peso do elétron, pode-se afirmar que este


6. (PUC-RJ) Duas esferas metálicas contendo as cargas Q e 2Q estão separadas pela distância de 1 m. Podemos dizer que, a meia distância entre as esferas, o campo elétrico gerado por


7. (Ufam/PSC) Considere uma esfera metálica maciça eletrizada negativamente e muito distante de outras cargas elétricas. Sobre a carga elétrica na esfera, podemos afirmar:


8. (UFSM-RS) Uma partícula com carga de 8 x 10-7 C exerce uma força elétrica de módulo 1,6 x 10-2 N sobre outra partícula com carga de 2 x 10-7 C. A intensidade do campo elétrico no ponto onde se encontra a segunda partícula é, em N/C:


9. (Fuvest) Três grandes placas P1, P2 e P3, com, respectivamente, cargas +Q, -Q e +2Q, geram campos elétricos uniformes em certas regiões do espaço. As figuras abaixo mostram, cada uma, intensidade, direção e sentido dos campos criados pelas respectivas placas P1, P2 e P3, quando vistas de perfil.

Colocando-se as placas próximas, separadas pela distância D indicada, o campo elétrico resultante, gerado pelas três placas em conjunto, é representado por

Nota: onde não há indicação, o campo elétrico é nulo


10. (Ufscar) Na figura está representada uma linha de força de um campo elétrico, um ponto P e os vetores $\vec{A}$, $\vec{B}$, $\vec{C}$, $\vec{D}$ e $\vec{E}$.

Se uma partícula de carga elétrica positiva, suficientemente pequena para não alterar a configuração desse campo elétrico, for colocada nesse ponto P, ela sofre a ação de uma força $\vec{F}$, melhor representada pelo vetor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário