Enem 2020 - Questão resolvida #02

(Enem 2020) Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso. No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah. Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo.

Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?



Primeiro devemos calcular o valor da corrente $i$ de fuga. Considerando que o carro consome uma carga $Q= 60 \ \text{Ah}$ num intervalo de tempo $\Delta t = 5 \ \text{dias}$:

\begin{equation} \begin{split} i &= \frac{Q}{\Delta t} \\ &= \frac{60}{5} \ \frac{\text{Ah}}{\text{dia}} \\ &= \frac{60}{5} \ \frac{\text{Ah}}{24 \ \text{h}} \\ &= \frac{60}{5 \cdot 24} \ \frac{\text{Ah}}{\text{h}} \\ &= 0,5 \ \text{A} \text{.} \end{split} \end{equation}

Já podemos descartar as alternativas c), d) e e).

Um amperímetro não interrompe a passagem de corrente elétrica. Na alternativa a), em que o amperímetro está em paralelo com a bateria, a pessoa estaria conectando o polo positivo no polo negativo, o que poderia gerar um curto.

A alternativa correta é a b), onde o amperímetro está em série com a bateria. Lembre-se sempre: o amperímetro deve ser associado em série.

Resposta: b.



Nenhum comentário:

Postar um comentário