Estatísticas do Enem 2019

As estatísticas do Enem 2019 estão abordadas nessa postagem. Você também pode ver as estatísticas do Enem referentes a outros anos clicando aqui.

Se notei algo de diferente nesse ano, com certeza foi a quantidade de questões de física. Na primeira aplicação eu pude classificar um total de 15 questões, em quanto que, na segunda aplicação, o número de questões não passou de 11.

Mecânica

Como em 2018, assuntos relacionados ao tema Mecânica apareceram em peso com tópicos dos mais variados, desde questões clássicas sobre referencial, rotação da Terra e eclipses, até questões mais interessantes e modernas como a fotografação de terrenos por vants.

Termologia

Considero Termologia como o assunto que mais se destacou esse ano devido ao alto número de questões. Dentre elas, questões que envolviam fluxo de calor e calor de combustão.

Geral

Questões interdisciplinares e algumas levemente relacionadas à interpretação gráfica compuseram o tema Geral.

Eletromagnetismo

Não fiquei muito surpreso com Eletromagnetismo. Questões relacionadas à aterramento, circuitos residenciais e indução, como quase sempre, marcaram presença.

Óptica

Óptica apareceu em aproximadamente 11% da prova. Questões relacionadas à difração, à óptica ondulatória e à interpretações sobre a natureza da luz estiveram presentes.

Moderna

Por fim, Moderna esteve presente em questões interessantes relacionadas à lei de Hubble e à fontes de energias renováveis.


Os dados apresentados nas estatísticas foram obtidos através de classificações das questões pelo Blog De Um Físico e são de caráter informativo apenas, não possuem teor nem rigor científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário