Enem 2020 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #04

(Enem 2020) Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade. Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras. A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.

Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)



O campo magnético terrestre — também chamado de campo geomagnético — é o que nos protege dos ventos solares. Ele, que existe devido à movimentação do núcleo da Terra, parte do interior de nosso planeta e se estende até a região da magnetosfera.

Figura 1. Ventos solares atingindo a magnetosfera.
Fonte: NASA, Public domain.
Disponível em: Wikimedia Commons.
Acesso em: 11 out. 2021.

A Figura 1 exemplifica esse fenômeno. Observe que, devido às colisões das partículas solares, o campo geomagnético é comprimido de um lado (diurno) e expandido do outro (noturno).

A título de curiosidade, as bússolas e alguns animais se orientam de acordo com esse campo.

Resposta: b.



Um comentário:

  1. Olá, disponha. 🤓
    O blog está crescendo com o apoio de vocês!
    Acompanhe seguindo @deumfisico no Facebook, @deumfisico no Instagram e @deumfisico no Twitter para incentivar a produção de mais conteúdo totalmente grátis e de qualidade.

    ResponderExcluir