(Enem 2020) Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade. Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras. A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.
Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)
O campo magnético terrestre — também chamado de campo geomagnético — é o que nos protege dos ventos solares. Ele, que existe devido à movimentação do núcleo da Terra, parte do interior de nosso planeta e se estende até a região da magnetosfera.
Figura 1. Ventos solares atingindo a magnetosfera. Fonte: NASA, Public domain. Disponível em: Wikimedia Commons. Acesso em: 11 out. 2021. |
A Figura 1 exemplifica esse fenômeno. Observe que, devido às colisões das partículas solares, o campo geomagnético é comprimido de um lado (diurno) e expandido do outro (noturno).
A título de curiosidade, as bússolas e alguns animais se orientam de acordo com esse campo.
Resposta: b.
Olá, disponha. 🤓
ResponderExcluirO blog está crescendo com o apoio de vocês!
Acompanhe seguindo @deumfisico no Facebook, @deumfisico no Instagram e @deumfisico no Twitter para incentivar a produção de mais conteúdo totalmente grátis e de qualidade.