Enem 2020 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #07

(Enem 2020) Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha. Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo. Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica (κ) de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas.

Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo?



A condutibilidade $\kappa$ e a troca de calor são diretamente proporcionais: quanto maior o $\kappa$, maior a capacidade de trocar (perder ou ganhar) calor.

O inverso também é verdadeiro: quanto menor o $\kappa$, menor a capacidade de trocar calor. Isso quer dizer que um material é um bom isolante se o $\kappa$ dele for pequeno.

Para que o alimento não perca calor para o ambiente, precisamos de um bom isolante, ou seja, um material que possua um pequeno valor de $\kappa$. Segundo a tabela do enunciado, o material de menor $\kappa$ é a cerâmica.

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário