Enem 2020 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #12

(Enem 2020) O custo de implantação de redes de transmissão aumenta linearmente com a distância da hidroelétrica, de modo que a partir de uma certa distância, o uso de energia solar fotovoltaica, que não depende da distância, é favorecido. Assim, em regiões isoladas da Amazônia, como é muito caro levar energia elétrica produzida por hidroelétricas através de redes de transmissão, o uso da energia solar fotovoltaica torna-se uma alternativa viável.

Dessa forma, o gráfico que representa qualitativamente os custos do uso de energia solar fotovoltaica (ESF) e da implantação de redes de transmissão (RT) em função da distância é



O custo da ESF, como o enunciado diz, não depende da distância. Sua curva no gráfico, então, tem de ser uma constante com relação à distância, ou seja, uma reta horizontal.

O custo da RT é linear com relação à distância, sua curva tem de ser uma reta inclinada. Seu custo é menor a curtas distâncias, então, neste caso, sua curva deve ficar abaixo da curva da ESF; já a longas distâncias, seu custo cresce e se torna maior que o da ESF, ou seja, sua curva cruza a curva da ESF.

Resposta: b.



4 comentários: