Estatísticas do Enem 2020

Nesta postagem eu farei uma breve análise do Enem 2020. Veja também as estatísticas do Enem referentes a outros anos clicando aqui.

Essa edição do Enem foi um divisor de águas. Foi a primeira vez que se ofertou uma prova digital. O conteúdo da prova digital foi diferente do conteúdo da prova regular e da PPL, então, ao todo, foram três provas aplicadas.

A aplicação regular contou com 19 questões de física, a digital e a PPL com 15 e 16 respectivamente.

Mecânica

Mecânica foi o assunto mais recorrente. As questões abordaram deslocamento de carros em MU, MUV e até em movimento circular. Fenômenos que envolviam ondas, pressão e densidade de materiais também marcaram presença.

Eletromagnetismo

Como sempre, a prova contou com quetões de circuitos resistivos e aparelhos elétricos. Pude também observar algumas questões qualitativas de indução, funcionamento de motores, eletrização por atrito e, não poderia faltar, blindagem eletrostática.

Termologia

Em Termologia posso destacar questões relacionadas a refrigeradores, panela de pressão, transformações físicas e equilíbrio térmico.

Geral

Dentre os assuntos de cunho Geral posso destacar conversão de unidades e gráficos de custo monetário. Ainda, observei questões interdisciplinares relacionadas a fotoimunoterapia e a problemas de indução eletromagnética.

Moderna

Abrangendo vários conceitos interessantes, Moderna esteve presente em mais de 11% das questões com assuntos envolvendo usinas, fissão nuclear, magnetosfera, dentre outros.

Óptica

Apenas duas questões relacionadas a Óptica apareceram nas provas, uma sobre o experimento de Herschel e outra sobre polarização da luz.


Os dados apresentados nas estatísticas foram obtidos através de classificações das questões pelo Blog De Um Físico e são de caráter informativo apenas, não possuem teor nem rigor científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário