Enem 2021 - Questão resolvida #06

(Enem 2021) Analisando a ficha técnica de um automóvel popular, verificam-se algumas características em relação ao seu desempenho. Considerando o mesmo automóvel em duas versões, uma delas funcionando a álcool e outra, a gasolina, tem-se os dados apresentados no quadro, em relação ao desempenho de cada motor.

Considerando desprezível a resistência do ar, qual versão apresenta a maior potência?



A potência média $P$, durante a aceleração de um objeto, está associada à taxa de variação temporal da variação $\Delta E$ da energia cinética:

\begin{equation} P = \frac{\Delta E}{\Delta t} \text{.} \end{equation}

Para dois carros idênticos, assumindo as mesmas velocidades iniciais e finais (de $0 \ \text{km/h}$ e $100 \ \text{km/h}$), a variação $\Delta E$ da energia cinética é a mesma, então, o que alteraria a potência média seria o intervalo de tempo: da Equação (1), quanto menor o intervalo temporal, maior a potência. Assim, é possível superficialmente concluir que o carro a álcool possui maior potência média durante a aceleração considerada, o que é condizente com o afirmado na alternativa c).

Em contrapartida, o enunciado não diz respeito à potência média, mas sim à máxima potência. Assim se tratando, o automóvel que atinge a maior velocidade máxima é possivelmente aquele que possui a maior potência instantânea, o que viabilizaria a alternativa b).

Uma discussão mais aprofundada, redigida pelo professor Fernando Lang da Silveira, pode ser encontrada no Pergunte ao CREF.

Resposta: c.



Nenhum comentário:

Postar um comentário