Enem 2017 - Questão 129 (Caderno 7 - Azul)

(Enem 2017) Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1 000 Ω.

Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é



Ao tocar a cerca eletrificada, a pessoa estará fechando um circuito elétrico tal que a resistência interna $r$ do gerador de tensão estará em série com a resistência $R$ de seu corpo. No limite da situação letal, a resistência interna do gerador pode ser calculada através da Lei de Ohm. Para um circuito de dois resistores em série:

\begin{equation} \begin{split} U &= R_{\textrm{eq}} \, i \\ &= (R + r) \, i \text{.} \end{split} \end{equation}

Substituindo os valores:

\begin{equation} \begin{split} 10000 &= (1000 + r) \cdot 0,01 \\ & \Rightarrow r = 999000 \ \Omega \text{.} \end{split} \end{equation}

Com isso, podemos concluir que a resistência interna do gerador deve ser, pelo menos, quase mil vezes maior que a resistência da pessoa.

Resposta: c.



Nenhum comentário:

Postar um comentário