Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta! Que dia é hoje?

Folha de calendário mostrando a palavra sexta

Eis que, numa conversa descontraída, um amigo lançou a seguinte frase:

"Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira!"

A pergunta é: em que dia da semana o amigo disse isso?

É de queimar neurônios de qualquer físico! Essa frase, que surgiu nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, confunde a cabeça de muitas pessoas. Seria um paradoxo? Tentarei dar o ponto de vista de um físico a seguir.

Explicação 1

Vamos fazer a engenharia reversa da frase. Para hoje ser sexta-feira, amanhã teria que ser sábado. Ou seja:

Se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta-feira.

Comparando com a frase do amigo, concluímos que a palavra "ontem" equivale a "sábado" e que, portanto, hoje é domingo.

Podemos também descobrir a resposta na força bruta. Basta substituirmos a palavra "ontem" pelos dias da semana até chegarmos na frase do amigo:

Se quinta-feira fosse amanhã, hoje seria quarta-feira.
Se sexta-feira fosse amanhã, hoje seria quinta-feira.
Se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta-feira. Bingo!

Explicação 2

De maneira parecida, para que hoje fosse sexta-feira, ontem teria que ter sido quinta-feira. Então:

Se ontem fosse quinta-feira, hoje seria sexta-feira.

Ao compararmos com a frase do amigo, concluímos que a palavra "amanhã" equivale a "quinta-feira" e, então, hoje é quarta-feira.

Ou ainda, na força bruta, vamos substituir a palavra "amanhã" pelos dias da semana até chegarmos na frase do amigo:

Se ontem fosse terça-feira, hoje seria quarta-feira.
Se ontem fosse quarta-feira, hoje seria quinta-feira.
Se ontem fosse quinta-feira, hoje seria sexta-feira. Bingo!

Conclusão

Acredito que nunhum dos dois raciocínios deve ser descartado. A Explicação 1 foi a primeira que me veio à cabeça — confesso que demorei bastante para concluir a Explicação 2, humanas não é o meu forte. 🤷‍♂️

E você, ficou mais confuso agora? Deixe a sua interpretação nos comentários.

Atualizado em: 11 out. 2022.

96 comentários:

  1. o raciocínio 2 não é valido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq não é valido? Pq vc inventou se hoje "FOSSE" sexta na afirmação no Bêbado, nunca existiu "FOSSE" para sexta feira, e sim "SERIA"! o "FOSSE" esta usado para outro dia! Logo a resposta é Domingo! é só se colocar no lugar do Bêbado, ele disse isso no domingo tenha isso em mente, então se ontem(sábado), fosse "amanhã"(amanhã podemos interpretar como futuro) então se sábado fosse amanhã, hoje "SERIA" sexta feira! se você interpretar errado, igual no raciocínio 2 igual nesse exemplo, eu podeira ter falado também se hoje é amanhã, se hoje é amanhã(se sábado é amanhã) hoje é sexta certo? errado! pois nunca teve se hoje "É", mas sim se hoje "FOSSE" anulando assim o raciocínio 2!

      Excluir
    2. Anônimo7/6/18 13:35

      Galera, pensem só um pouquinho: a resposta é DOMINGO.
      vou mudar um pouquinho pra vcs entenderem:
      ...o autor esta dizendo que se o dia anterior ao que ele esta, fosse amanha, então hj seria sexta.
      sendo assim, pra eu dizer q amanha eh sábado, hj tem q ser sexta.
      ...eh simples: se sábado fosse amanha, hj seria sexta; sábado foi ontem, então hj eh domingo.

      Excluir
    3. Anônimo7/6/18 13:43

      Meteram a matemática e o português... mas ninguém usou a filosofia pra explicar a frase. Pra mim ele só demonstra uma vontade do final de semana começar novamente. Ele quer uma sexta porque provavelmente já chegou no domingo e não quer ir trabalhar na segunda.

      Excluir
    4. na verdade o cálculo que fizeram e disseram estar certo que é domingo está errado, pois o bêbado foi claro:" Se ontem fosse amanha", então se fosse domingo seria: "Se sábado fosse segunda, hoje seria domingo." impossível ser sexta depois de domingo! inventaram apenas para confundir ainda mais, agora vamos ao português: " Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira", para hoje seja sexta ontem teria que ser...? quinta não é? então logo o correto é: " Se ontem (terça-feira) fosse amanhã (quinta-feira), hoje (quarta-feira) seria sexta-feira!", simples e sem confusão, sem invenção.

      Excluir
    5. A diferença das duas soluções é você que decide, as 2 são iguais, porém você decide se altera o passado ou o futuro, nenhuma das 2 está mais certa que a outra, pois uma é como o reverso da outra, a não ser por uma interpretação da palavra "Fosse"... Resumindo, só o bêbado sabe se está no Domingo ou na Quarta, ou só você pode decidir se ele está pensando no futuro ou no passado :)

      Excluir
    6. Não poderia ser quarta, porque O "fosse" na frase é com sentido hipotético, seu sinônimo é estivesse, como na frase: Se eu fosse você. Então é se ontem estivesse amanhã.
      Hoje= x
      Ontem= x-1
      Situação: Se ontem(x-1), estivesse amanhã, hoje seria -1 dia, que seria igual a sexta-feira.
      x-1-1=6
      x-2=6
      x=6+2dias= sexta-feira+2dias= domingo

      Excluir
    7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nadaver lol

      Excluir
    8. Nossa com certeza kkkkk se "terça" fosse amanhã "quinta" hj(quarta) séria sexta??.. meu anjo.. se terça fosse quinta.. hj seria quarta neh.. pq ali pede.. se "onteeeeem" fosse "Amanhaa" e não e amanha fosse ontem.. ele quer por o "passado" no "futuro" tendeu.. ja fala tudo mds pq vcs complicam.. HOJEE(DOMINGO).. SE ONTEM(SÁBADO) FOSSE AMANHÃ.. SE AMANHAAAAAA FOSSE SABADO.. HJ SERIA DOMINGO.. POXAAAA MDSS

      Excluir
    9. Na verdade se terça.. fosse quinta.. hj seria segunda** corrigindo..

      Excluir
    10. Se ontem (que foi sábado) fosse amanhã, hoje seria sexta-feira de novo, mas, infelizmente amanhá será segunda-feira...

      Excluir
    11. Para mim, ele é bebado e ta zoando. Ele disse isto na própria SEXTA FEIRA, se não vejamos: ele tá na sexta então diz, Se quinta (ontem) fosse amanhã (amanhã do dia de hoje que estamos imaginando ser sexta) amanã então que é sábado, hoje seria sexta (óbvio, porque hoje é uma dia menos que sábado) logo sexta.

      Excluir
    12. Concordo ele disse na sexta mesmo,kkkk

      Excluir
    13. Ao meu ponto de vista está correto esse raciocínio lógico.

      Excluir
    14. Para mim é quinta feira

      Excluir
  2. Algum professor de português me salva por favor, já tentei explicar que nesta famigerada questão a pergunta quem faz é o narrador. É mais uma questão de interpretação de texto e não de matemática. Já que o bêbado é mais lúcido e claro na sua AFIRMAÇÃO. Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta! PRONTO GENTE. Se ontem -1 fosse amanhã +1 hoje seria SEXTA. Logo temos a pergunta do NARRADOR que dia da semana ele disse isso? Claro que como ele trata de Ontem e de amanhã e afirma que seria sexta ele só poderia estar na SEXTA mesmo. Pois se estivesse em qualquer outro dia da semana a resposta do NARRADOR e a afirmação do BÊBADO seriam a mesma. Pois o -1 e +1 se anulam deixando só a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi você mesmo que disse que não era uma questão de matemática?!

      Excluir
    2. se é interpretação de texto porque você usou -1 e +1, e de onde tirou que é positivo e negativo? Concordo que é pura interpretação de texto. Fácil inclusive, a resposta é domingo.

      Excluir
    3. Amanhã é futuro, a reposta é sexta feira, raciocínio lógico Não existe amanhã no passado. Presente precede futuro e não o contrário.

      Excluir
    4. Sxagxwcwr

      Excluir
  3. Anônimo7/6/18 16:23

    vcs complicam pra cacete: se ontem (quinta) fosse amanha(sabado) o dia atual seria sexta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não está na sexta!!! Ele quer se seja sexta

      Excluir
    2. Temos que beber pra responder essa...kkkkk
      Só bêbada pra entender um bêbado..
      Boiei🤪🤪🤪

      Excluir
    3. Realmente é interpretação de texto, (hoje *seria* sexta) então não é sexta !!

      Excluir
    4. Exatamente! Ele queria que fosse sexta, justamente pq disse isso no domingo e gostaria de voltar a sexta feira num ciclo sem fim!

      Excluir
  4. Cara quem bebe numa quarta feira faz mais sentido domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É resposta está clara; Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta!

      Vejam bem ,VAMOS trocar a palavra "Ontem " Por Sábado ok, Se Sábado fosse amanhã hoje seria sexta ,óbvio que o bêbado está em um domingo e desejava que o sábado fosse amanhã invés de segunda feira ,só assim ele estaria na sexta novamente.

      Excluir
    2. Isso mesmo! Parabéns!! 👋🏻👋🏻👋🏻

      Excluir
  5. Na minha opinião a pergunta que "dia e hoje?" Descarta quarta feira porque a resposta for quarta feira, então eu na quarta feira bêbado digo "se ontem (terça feira) fosse amanhã...." Nunca poderia ser sexta, ou seja, na minha lógica eu quero descobrir o dia de hoje, se hoje for domingo eu já posso dizer " se ontem (sábado) fosse amanhã hoje seria sexta feira"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/6/20 17:05

      amanha nao seria segunda nao ententi a logica

      Excluir
    2. Mas ele não quer saber que dia é amanhã, ele quer saber que dia é hoje. Só substituir(hoje sendo domingo). Na falado bebado, mas colocando os dias da semana: Se ontem(sabado) for amanhã então hoje SERIA sexta, pq sexta vem antes do sábado. A resposta pergunta que dia que ele falou isso. Pra dar certo esta suposição hoje tem que ser domingo, que é o dia que ele falou.

      Excluir
  6. Sexta-feira, mas esse bêbado está realmente bêbado? Pois o dia nada interfere em beber! Bota uma pra nós e um copo extra!

    ResponderExcluir
  7. A resposta certa certa é sexta-feira.
    A matemática é uma ciência exata, portanto não podem existir variações como possibilidade de quarta ou domingo apesar dos vários argumentos e contas complicadas.
    o único dia que temos certeza na questão é sexta-feira.
    ele fala de suposições: ( se e Fosse) mas isso não muda o dia da semana.
    ele não levou o ontem pra amanhã nem o amanhã para o ontem.
    só supôs uma situação q não muda nada.
    De modo simples ele disse: Se (ontem) quinta fosse (amanhã)amanhã sábado hoje (seria) é sexta-feira
    ou: se quinta fosse sábado hoje continua sendo sexta. ( sem suposições )
    a questão com o nome " matemática " do bêbado é só atiçar os ninjas dos números. mas é mais uma questão de interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão nada a ver o que vc disse, pois ele disse que se ontem fosse amanha logo quando ele se refere a hoje seria antes de amanha.

      Excluir
  8. POOOO TA NA CARA A RESPOSTA CERTA ISSO E UMA PEGADINHA VO ESPLICAR


    SE TE QUA QUI SEX SAB DDM
    SE TE QUA SAB SEX QUI DOM
    O BEBADO SO INVERTEU O SABADO PELA QUINTA O HJ É SESTA MESMO

    ResponderExcluir
  9. Se ontem fosse amanhã, a curva de contágio pelo COVID teria diminuído.

    ResponderExcluir
  10. O tempo real, de fato, é:
    Ontem foi sábado. E, se ontem foi sábado, então hoje é domingo.
    Assim, o bêbado disse isso no domingo (tempo presente real).

    O tempo hipotético seria:
    Se sábado FOSSE amanhã, então hoje SERIA sexta-feira.
    SERIA, mas nunca foi e nunca SERÁ, ao menos neste contexto.

    Logo, o raciocínio 2 está equivocado, pois hoje só SERIA sexta-feira em uma situação hipotética (irreal). Assim, hoje não É quarta-feira mesmo.
    SERIA quarta-feira, mas somente VIRIA A SER, se o tempo real viesse a ser trocado pelo tempo hipotético.

    E, somente neste tempo hipotético,
    o bêbado VIRIA a falar numa quarta-feira. Assim, ele NUNCA CHEGOU A TER A POSSIBILIDADE de falar numa quarta-feira. Isso porque ontem nunca foi amanhã.
    Só restou ao bêbado falar no tempo real mesmo.

    No raciocínio 2, para hoje VIR A SER sexta-feira, ontem DEVERIA TER SIDO quinta-feira...: O bêbado disse "se ontem FOSSE amanhã", então quinta-feira SERIA amanhã. Como quinta SERIA amanhã, hoje SERIA quarta-feira.

    De acordo com este raciocínio 2, poderíamos também descobrir a resposta substituindo a palavra amanhã pelos dias da semana até se obter a frase do bêbado:

    Se ontem FOSSE quinta-feira, hoje SERIA sexta-feira.

    Neste caso, "amanhã" SERIA substituído por quinta-feira, de forma que hoje SERIA quarta-feira.

    Como na situação hipotética SÓ SERIA se de fato fosse, mas NÃO CHEGOU A SER, então a possibilidade de ter falado numa quarta-feira hipotética NÃO PASSOU DE HIPÓTESE, restando como realidade aquilo que, de fato ocorria no momento presente real. Isto é, o dia REAL em que o bêbado falou: o domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bons os seus argumentos, porém vou explicar o meu raciocínio. A sexta-feira é apenas uma hipótese, assim como o ontem que seria ( quinta-feira), mas na realidade é amanhã, portanto, hoje é quarta-feira. Se a frase fosse: se amanhã fosse ontem eu concordaria que hoje seria domingo. Mas hoje nunca seria sexta-feira.

      Excluir
  11. Se ontem (quinta), fosse amanhã (sábado)...
    Hoje (sexta) seria sexta-feira!!
    Resposta: sexta-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/6/20 13:41

      SERIA sexta-feira, mas não é! a lógica do tempo presente é intransponível. A pergunta é clara: que dia É hoje? Resposta: Domingo! O bêbado, que não gostaria de trabalhar na segunda-feira, imagina que, "se ontem (SÁBADO)fosse (mera hipótese: pudesse vir a ser) amanhã (SEGUNDA-FEIRA, que ele não queria que chegasse, porque gostaria de ampliar o fim de semana e continuar bebendo) hoje (DOMINGO) SERIA sexta-feira (mera hipótese). Logo não poderá permanecer logicamente o entendimento de o bêbado estaria na própria sexta-feira, em razão da indicação do questionamento (SERIA) e, pelo mesmo motivo, não poderia ser quarta-feira, porque afastaria a lógica da necessidade de prolongar o fim de semana e mais: ele beberia todos os dias e não teria que preocupar-se em desejar "criar" hipoteticamente uma sexta-feira.

      Excluir
  12. Para o passado está no futuro e hoje ser sexta, ele só pode está no domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao consigo guiando chego no final do meu raciocínio....começo pensar tudo novamente😂😂😂🤔

      Excluir
  13. O amanhã de ontem é hoje.Se ontem sexta-feira fosse hoje então então hoje seria sexta-feira

    ResponderExcluir
  14. O QUE BÊBADO, FALA NÃO SE ESCREVER . PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Se ontem (que foi sábado) fosse amanhã, hoje seria sexta-feira de novo, mas, infelizmente amanhá será segunda-feira, e como todo mundo sabe, segunda-feira é o dia internacional da ressaca, portanto hoje é domingo e vou beber até meia noite!

    ResponderExcluir
  17. Se hoje fosse sexta-feira, ontem seria quinta. Logo, se "ontem fosse amanhã" (daí já sei que amanhã é quinta), hoje é QUARTA-FEIRA. Existe uma outra interpretação cuja resposta é DOMINGO, mas essa resposta faria mais sentido se no enunciado estivesse escrito "se amanhã fosse ontem". Portanto a resposta mais aceita é QUARTA-FEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa nenhum cálculo da no domingo esse raciocínio foi inventado para gerar mais dificuldade , parabéns

      Excluir
  18. Não pode ser domingo porque sabado não é amanhã de domingo.

    ResponderExcluir
  19. Se a resposta for = Domingo, o cenário se faz presente , pois atende a exigência do dia anterior( ontem) = sábado , e o na hipótese " hoje seria" = sexta , o dia posterior tbm seria= sábado, daí a grande sacada do trecho : "se ontem fosse amanhã..."

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa e certa, si ontem (sábado) fosse amanhã, hoje seria sexta. Então hoje é domingo. Muito fácil e claro. O bebaço faz uma suposição sem se preocupar com dia real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ontem fosse sábado, hoje seria domingo e amanhã segunda, sábado então seria segunda (ontem fosse o amanhã) e o hoje seria a terça e não a sexta

      Excluir
  21. O dia do bêbado e dia de beber é sempre sexta-feira (sexta sempre foi sinônimo de bebida. E esse bêbado também pensa muito, o negócio é beber para não pensar... se não perde a função beber.

    ResponderExcluir
  22. Para de quebrar a cabeça TD bêbedo que dar uma de filósofo, esse aí fez isso dexa o bêbado cura a ressaca dele que na segunda ele tem que trabalhar, pra pode bebe na sexta kkkk!!!

    ResponderExcluir
  23. O problema dessa frase, é que o pessoal só usa a matemática, tem que usar também interpretação de texto, saber um bom português e colocar as coisas na ordem certa, aposto que um professor de português resolve esse problema e irá encontrar apenas uma resposta correta.

    ResponderExcluir
  24. Imagine: hj é quarta feira ... O bêbado diz: se ontem (3å) fosse amanhã (5å) hj seria sexta ....
    Ele quer que a terça vire quinta para o dia de HOJE que é QUARTA vire uma sexta, isto para que ele possa beber (no caso "beber mais" pois já está bêbado )...

    ResponderExcluir
  25. Eu pensei assim a resposta é quarta feira, pq se terça feira(ontem), fosse quinta feira(amanhã), hoje seria sexta feira ele disse isso na quarta feira

    ResponderExcluir
  26. Com isso tudo, fiquei mais bebado ainda ...

    ResponderExcluir
  27. Se eu estiver na quarta feira e disser: se ontem (terça feira)fosse amanha a quinta feira seria terça , a resposta q dia e hoje seria segunda e nao sexta.
    Agora se eu estou no domingo e falo:se ontem(sabado)fosse amanha(segunda) hj seria sexta
    Agora se eu estou na sexta e falo:se ontem(quinta) fosse amanha
    Hj seria quarta pq se amanha é quinta hj é quarta.
    Dessa forma Entendo q nesse caso hj, é domingo

    ResponderExcluir
  28. Para ser quarta ele teria q ter dito:se amanhã tivesse sido ontem hj já seria sexta ou hj seria sexta

    ResponderExcluir
  29. Se ontem fosse amanha hj seria sexta
    Se terça fosse quinta hj seria segunda e nao sexta.
    Pq a terça passado p lugar de quinta.
    Se quinta fosse sabado hj seria quarta
    Pq quinta foi p lugar de sábado
    Agora se ontem q é sabado fosse amanha q é segunda hj(domingo) seria sexta.

    ResponderExcluir
  30. Gente entendam por favor
    A palavra "fosse"
    Tem 2 sentidos

    Ou seja as duas respostas estão corretas dependendo de como vc interpreta A palavra fosse

    ResponderExcluir
  31. Gente entendam por favor!
    A palavra "fosse"
    Pode ter 2 sentidos nessa frase

    ResponderExcluir
  32. O verbo está SER está no pretérito imperfeito do subjuntivo (FOSSE) coisa que se gostaria que tivesse sido mas que não é. Portanto hj não é sexta feira. Feito esse raciocínio ele está dizendo que se ontem fosse amanhã hj seria sexta certo? Qual é o amanhã de sexta-feira? Sábado, portanto hj (que é o ontem do dia atual que ele está) é domingo. A única resposta cabível é domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única resposta incabível seria domingo, a resposta é quarta, "se ontem fosse amanhã hoje seria sexta, que dia ele disse isso". É uma situação hipotética, não é um fato, não é adivinhação, é raciocínio lógico! Ele estar a dizer: "Se Ontem fosse amanhã (logo o "ontem" seria quinta), "Hoje seria sexta"(Seria sexta realmente, já que ele falou que ontem seria o amanhã, dia seguinte), então o dia que ele falou é "Quarta-feira". Hoje é quarta, então estou supondo que se ontem(Terça feira), fosse amanhã (quinta-feira), hoje seria sexta. Entendeu ou vou precisar desenhar mais??

      Excluir
  33. Domingo ele está no domingo.porque. se ontem fosse amanhã .ontem seria sábado e hoje seria sexta

    ResponderExcluir
  34. Se hoje é domingo, ontem é sábado, se ontem fosse amanhã, amanhã é segunda, então sábado (ontem) seria segunda(amanhã), logo hoje(domingo) seria terça.
    Já se hoje for quarta, ontem é terça, ontem seria amanhã, amanhã é quinta, terça seria quinta, logo hoje (quarta) seria o dia depois da terça que na verdade é uma quinta e assim hoje seria sexta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta-feira, então amanhã seria sábado. Então se ontem fosse amanhã hoje seria sábado.

      Excluir
  35. Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta-feira e depois seria sábado. Então se hoje fosse amanhã ontem seria sábado.

    ResponderExcluir
  36. Se tudo seria certo antes, o mais certo não seria hoje! Que possibilidades de conclusões! Ocorreu erros graves de português em algumas respostas. Por tanto, cuidar da lógica não é atravessar a gramática. Vamos cuidar mais da escrita!

    ResponderExcluir
  37. 1 - se ontem (sábado) fosse amanhã (sábado), hoje seria sexta! logo hoje é domingo.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo1/9/22 12:44

    Tá todo mundo errado, a resposta é quarta-feira 😒

    ResponderExcluir
  39. Anônimo1/9/22 12:45

    Todos errados, a resposta é quarta-feira 😒

    ResponderExcluir
  40. Isso foi dito em uma quarta-feira, vejamos:
    Se ontem (terça-feira ) fosse amanhã (quinta-feira), logo estou em uma quarta-feira.

    ResponderExcluir
  41. Quarta feira

    ResponderExcluir
  42. Resposta correta sexta feira
    O ontem de amanhã é o hj
    E o amanhã de ontem tbm é o hj
    Ou seja ele já deu a resposta
    Ele ja Tá dizendo q é sexta feira

    ResponderExcluir
  43. É quinta-feira. Porque pela lógica, é o único dia que antecede a sexta-feira.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo8/1/23 21:45

    Se a minha irmã tivesse duas fileiras de peitos; ela seria uma porca.Talvez vocês não queiram pensar, mas a resposta à pergunta em pauta é simples, ela varia de acordo com o dia em que você é indagado. Por exemplo: Hoje é domingo, portanto a resposta correta pra quem responder hoje, é TERCA -FEIRA, isto porque, ontem foi sábado e se sábado fosse amanhã, que é segunda! hoje seria terça. Simples assim.

    ResponderExcluir
  45. Explicação 1, Domingo.

    ResponderExcluir
  46. A Explicação 1 não atende a premissa da pegadinha. Se hoje é domingo amanhã e segunda e ontem foi sábado. A premissa ficaria. " Se Sábado (ontem) fosse Segunda (Amanhã), Hoje Seia sexta. Inválida. Só a Explicação 2 atende essa premissa. Se ontem(terça) fosse quinta(amanhã) hoje seria sexta. Válida

    ResponderExcluir
  47. A dificuldade está na semântica, o que a pessoa quis propor?
    Ela queria que ontem se transformasse em amanhã ou se amanhã se transformasse em ontem.

    Para entender a ambiguidade proponho a seguinte hipótese: Encontro inesperadamente uma pessoa e falo:
    "Se A fosse B eu estaria em apuros."
    1) se encontro com B e A é meu inimigo, estou imaginando A no lugar de B.
    2) se encontro com A e B é meu inimigo, estou imaginando B no lugar de A.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo5/2/23 07:41

    X= hoje, x-1=ontem e x+1= amanhã logo teremos: x-1-(x+1)=x
    X-x-1-1=x
    X=-2 logo o resultado é igual a menos dois dias dele ter dito a situação, supondo que a situação foi dita hoje logo o resultado correto é sexta feira. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  49. kkkkkkkk a discução vai longe🤣
    R= domingo 👌🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA HOJE SER SEXTA FEIRA AMANHA TEN Q SER SABADO. E PRA ONTE ( DOMINGO) É SABADO

      Excluir
  50. Vai dar ouvido pra bêbado? Vai todo mundo ficar lucos kkkk

    ResponderExcluir
  51. Gente do céu! Que confusão neste trocadilho de palavras. Vamos ser especifico. A frase é bem clara! E a resposta vai ser o dia que estamos lendo. Para o óbvio do português. Uma frase termina e começa outra: “Que dia é hoje? No momento em que respondo o dia é sábado! Já ouviram falar em psicotécnico. Para mim hoje é SÁBADO. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  52. Ses são muito Zé, Se ontem fosse o amanhã hoje seria sexta feira. Ele disse isso no dia de quarta, é questão de raciocínio lógico. "Se fosse", não está dizendo que "Era" ou é, não é um fato é uma hipótese. ele falou quarta-feira. Se ontem fosse amanhã, logo o ontem seria quinta!(Hoje seria sexta), é uma situação hipotética, logo ele falou quarta, eu não preciso desenhar porquê a resposta tá na internet só irem atrás 😂😂

    ResponderExcluir
  53. Rapaz, só tem falácia nos comentários, tudo errado até na questão lógica misericórdia! 🤦🏼‍♂️

    ResponderExcluir
  54. Se ontem (sábado ) fosse amanhã (segunda ) hoje ( domingo) seria sexta feira..... Portanto o bêbado falou isso no domingo...😜

    ResponderExcluir
  55. Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta feira... Então ele está no sábado, eles está um dia a mas apenas

    ResponderExcluir
  56. Impossível enteder a explicação 2. A explicação 1 é lógica. Não sei quem é o burro aqui. Será que sou eu que não compreendo a explicação 2? Ou será que são os outros que não conseguem ver a obviedade da lógica da explicação 1?

    ResponderExcluir