Enem 2018 - Questão 120 (Caderno 7 - Azul)

(Enem 2018) Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.

O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?


O funcionamento do auto-falante é devido a um eletroímã que movimenta uma película (diafragma) responsável pela vibração do ar, gerando ondas sonoras. O movimento do diafragma se dá em duas direções e é controlado pelo sentido da corrente elétrica que chega até o eletroímã.

Inverter a polaridade da conexão do auto-falante D implica na inversão do sentido da corrente e do movimento do diafragma. Assim, a vibração do ar se dará de forma contrária e a onda sonora emitida será de fase oposta àquela emitida pelo auto-falante E. Ondas de mesma frequência e fases opostas se interferem destrutivamente.

Resposta: e

Postar um comentário