Enem 2018 - Questão resolvida #10

(Enem 2018) Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.

Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:



Como ilustrado na Figura 1, um aro maior fará com que o centro de massa do automóvel fique em uma posição mais elevada e, como consequência, ele ficará mais susceptível a rotações verticais, tornando-o um carro mais instável.

Figura 1. Comparação entre a altura do centro de massa de dois carros, um com rodas de aro menor (esquerda) e outro com rodas de aro maior (direita).

Se considerarmos que a velocidade do carro é medida através do número de rotações do eixo (velocidade angular), um aro maior (raio maior) fará com que o carro precise ir mais longe para que a roda complete uma volta, com isso o carro possuirá velocidade maior que a aferida pelo velocímetro.

Matematicamente falando, seja $\omega$ a velocidade angular, $v_{15}$ e $r_{15}$ a velocidade tangencial e o raio da roda de aro 15 polegadas, e $v_{17}$ e $r_{17}$ a velocidade tangencial e o raio da roda de aro 17 polegadas, então:

\begin{equation} v_{15} = \omega r_{15} \end{equation}

e

\begin{equation} v_{17} = \omega r_{17} \text{.} \end{equation}

Ou seja, para $ r_{17} > r_{15} $, teremos $v_{17} > v_{15}$.

Resposta: a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário