Enem 2018 - Questão resolvida #16

(Enem 2018) Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo.

Essa dificuldade ocorre porque o(a)



Para que o fluido se movimente é necessário que haja uma diferença de pressão. No caso de um canudo, ao fazer sucção, a pressão dentro da boca ($p_\text{boc}$) torna-se menor que a pressão atmosférica que atua sobre o suco ($p_\text{atm}$), isso faz com que o fluido se movimente na tentativa de igualar as pressões.

Figura 1. Ingestão de um líquido através de um canudo. O líquido começará a subir no momento em que a pressão na boca for menor que a atmosférica.

Na presença de outro canudo, ao fazer sucção, a pressão dentro da boca não se altera, ela permanece igual à pressão atmosférica que atua sobre o segundo canudo. Não havendo diferença de pressão entre o suco e a boca, o líquido não flui.

Figura 2. Ingestão de um líquido através de dois canudos, um deles está fora do copo. O líquido não subirá pois a pressão na boca será igual à pressão atmosférica.

O resultado seria o mesmo se fizéssemos sucção com a boca ligeiramente aberta ao invés de adicionarmos um segundo canudo.

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário