Enem 2018 - Questão resolvida #01

(Enem 2018) O carro flex é uma realidade no Brasil. Estes veículos estão equipados com motor que tem a capacidade de funcionar com mais de um tipo de combustível. No entanto, as pessoas que têm esse tipo de veículo, na hora do abastecimento, têm sempre a dúvida: álcool ou gasolina? Para avaliar o consumo desses combustíveis, realizou-se um percurso com um veículo flex, consumindo 40 litros de gasolina e no percurso de volta utilizou-se etanol. Foi considerado o mesmo consumo de energia tanto no percurso de ida quanto no de volta.

O quadro resume alguns dados aproximados sobre esses combustíveis.

O volume de etanol combustível, em litro, consumido no percurso de volta é mais próximo de



O calor de combustão $C$ está relacionado com a quantidade de calor $Q$ através da expressão $ Q = m C $, onde a massa $m$ pode ser reescrita como o produto da densidade $\rho$ pelo volume $V$.

\begin{equation} \label{eq:1} Q = \rho V C \end{equation}

Dado isso, podemos calcular a quantidade de calor no percurso com 40 000 mL de gasolina:

\begin{equation} \begin{split} \label{eq:2} Q &= 0,7 \cdot 40 000 \cdot (-10) \\ &= -280 000 \ \textrm{kcal} \text{.} \end{split} \end{equation}

Agora, vamos utilizar o valor obtido na Equação (2) para calcular o volume de álcool na volta, uma vez que consumiu-se a mesma energia $Q$ nos dois percursos. Faremos isso através da Equação (1).

\begin{equation} \begin{split} Q &= \rho V C \\ -280 000 &= 0,8 \cdot V \cdot (-6) \end{split} \end{equation}

Isolando-se o volume na expressão acima,

\begin{equation} \begin{split} V &= \frac{280 000}{4,8} \\ &= 58 333,33 \ \textrm{mL} \\ &= 58,33 \ \textrm{L} \text{.} \end{split} \end{equation}

Resposta: d.



Nenhum comentário:

Postar um comentário