Cargas elétricas - Exercícios Nível Médio

Consolide seu estudo referente a cargas elétricas e eletrização resolvendo a lista de exercícios a seguir.


1. (PUC-MG) Um bastão isolante eletricamente carregado atrai uma bolinha condutora A e repele uma outra bolinha condutora B, penduradas, cada uma, na ponta de um fio leve e isolante. Pode-se concluir que:


2. (Uergs adaptado) Duas esferas metálicas iguais, A e B, são suspensas por fios isolantes. Inicialmente, a esfera A está carregada positivamente e a esfera B está neutra. Colocando em contato as duas esferas por um instante e separando-as a seguir:


3. (UEL-PR) Uma partícula está eletrizada positivamente com uma carga elétrica de 4,0 · 10–15 C. Como o módulo da carga do elétron é 1,6 · 10–19 C, essa partícula:


4. (Ufscar-SP) Atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã com carga negativa. Atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. Porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva. Quando atritado com algodão e quando atritado com enxofre, o vidro adquire, respectivamente, carga elétrica:


5. (UFRGS-RS) Um aluno recebe um bastão de vidro e um pedaço de seda para realizar uma demonstração de eletrização por atrito. Após esfregar a seda no bastão, o aluno constata que a parte atritada do bastão ficou carregada positivamente.

Nesse caso, durante o processo de atrito, cargas elétricas


6. (Uerj) Prótons e nêutrons são constituídos de partículas chamadas quarks: os quarks u e d. O próton é formado de 2 quarks do tipo u e 1 quark do tipo d, enquanto o nêutron é formado de 2 quarks do tipo d e 1 do tipo u. Se a carga elétrica do próton é igual a 1 unidade de carga e a do nêutron igual a zero, as cargas de u e d valem, respectivamente:


7. (Vunesp) Indução eletrostática é o fenômeno no qual pode-se provocar a separação de cargas em um corpo neutro pela aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor e o condutor no qual a separação de cargas ocorreu é chamado induzido. A figura mostra uma esfera condutora indutora positivamente eletrizada induzindo a separação de cargas em um condutor inicialmente neutro.

(http://efisica.if.usp.br. Adaptado.)

Analisando a figura e sobre o processo de eletrização por indução, são feitas as seguintes afirmações:

  1. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, afastar o indutor e, finalmente, cortar o fio terra.
  2. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, cortar o fio terra e, finalmente, afastar o indutor.
  3. Na situação da figura, a conexão do induzido à terra, com o indutor nas suas proximidades, faz com que prótons do induzido escoem para a terra, por repulsão.
  4. No final do processo de eletrização por indução, o corpo inicialmente neutro e que sofreu indução, adquire carga de sinal negativo.

Está correto, apenas, o contido em


8. (UEL-PR) Dois corpos, A e B, de materiais diferentes, inicialmente neutros, são atritados entre si, isolados de outros corpos. Após o atrito:


9. (Fuvest-SP) Três esferas metálicas iguais, A, B e C, estão apoiadas em suportes isolantes, tendo a esfera A carga elétrica negativa. Próximas a ela, as esferas B e C estão em contato entre si, sendo que C está ligada à terra por um fio condutor, como na figura.

A partir dessa configuração, o fio é retirado e, em seguida, a esfera A é levada para muito longe. Finalmente, as esferas B e C são afastadas uma da outra. Após esses procedimentos, as cargas das três esferas satisfazem as relações:


10. (UFF-RJ) Três esferas condutoras idênticas, I, II e III, têm, respectivamente, as seguintes cargas elétricas: 4q, -2q e 3q. A esfera I é colocada em contato com a esfera II e, logo em seguida, é encostada à esfera III. Pode-se afirmar que a carga final na esfera I será:


11. (UFRRJ) Um aluno tem 4 esferas idênticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D sucessivamente. Ao final do processo a esfera A estará carregada com carga equivalente a


12. (Fuvest) Tem-se 3 esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações

  • 1ª) Toca-se C em B, com A mantida à distância, e em seguida separa-se C de B;
  • 2ª) Toca-se C em A, com B mantida à distância, e em seguida separa-se C de A;
  • 3ª) Toca-se A em B, com C mantida à distância, e em seguida separa-se A de B.

Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale:


13. (FATEC) Analise as afirmações abaixo:

  1. Todo objeto que tem grande quantidade de elétrons está eletrizado negativamente.
  2. Eletrizando-se por atrito dois objetos neutros obtêm-se, ao final deste processo de eletrização, dois objetos eletrizados com carga de mesmo sinal.
  3. Encostando-se um objeto A, eletrizado negativamente, em um pequeno objeto B, neutro, após algum tempo o objeto A ficará neutro.

Deve-se concluir, da análise dessas afirmações, que


14. (FGV) Deseja-se eletrizar um objeto metálico, inicialmente neutro, pelos processos de eletrização conhecidos, e obter uma quantidade de carga negativa de 3,2 µC. Sabendo-se que a carga elementar vale 1,6 · 10-19 C, para se conseguir a eletrização desejada será preciso


15. (UEL-PR) Na figura abaixo, está representado um eletroscópio de lâminas eletrizado. Um eletroscópio, nessas condições, fica com suas lâminas móveis separadas devido à repulsão eletrostática. Como é sabido, o eletroscópio é um detetor de cargas. Ele é constituído por condutores de eletricidade, e uma parte desses condutores é envolvida por um isolante. O que ocorre ao se aproximar da cabeça do eletroscópio eletrizado um bastão eletrizado de mesma carga que a desse eletroscópio?


10 comentários:

  1. Anônimo3/5/22 00:51

    te odeio física te odeio

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/5/22 19:25

    Alguém pode me ajudar. A questão 2 pq as outras alternativas estão erradas ( corrija )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Claro, vamos tentar.
      Durante o contato, as duas esferas compartilharão as mesmas cargas: a esfera A vai transferir cargas positivas à esfera B até que as duas fiquem com o mesmo saldo de cargas (positivas, note que em nenhum momento é dito que há cargas negativas).

      Excluir
  3. alguém pode me explicar a questão 15, não entendi por que seria letra D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao aproximar um bastão de mesma carga na cabeça do eletroscópio, cargas opostas serão atraídas para a cabeça, tornando as lâminas mais carregadas ainda do que já estavam, com as mesmas cargas que já possuía, iguais às do bastão.

      Excluir
  4. pode me explicar a questão 1, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Claro.
      Um corpo carregado pode atrair qualquer outro corpo metálico carregado ou não. Então, pode ser que A não esteja carregada, não dá para ter certeza.

      Excluir
  5. Anônimo4/5/23 17:44

    acertei tudo jajajajaja

    ResponderExcluir