Enem 2019 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #03

(Enem 2019) Em uma residência com aquecimento central, um reservatório é alimentado com água fria, que é aquecida na base do reservatório e, a seguir, distribuída para as torneiras. De modo a obter a melhor eficiência de aquecimento com menor consumo energético, foram feitos alguns testes com diferentes configurações, modificando-se as posições de entrada de água fria e de saída de água quente no reservatório, conforme a figura. Em todos os testes, as vazões de entrada e saída foram mantidas iguais e constantes.

A configuração mais eficiente para a instalação dos pontos de entrada e saída de água no reservatório é, respectivamente, nas posições



A água fria precisa ser esquentada. Então, intuitivamente, a água fria deve ficar o mais próximo possível do aquecedor. O melhor ponto de entrada para que isso ocorra é o 3.

Não é desejável que a água fria saia. Intuitivamente, o ponto de saída deve situar-se o mais longe possível do ponto de entrada de água fria, ou seja, em 4.

Para concluir, lembre-se também que a água fria é mais densa que a quente e, por isso, a tendência é que ela fique em baixo.

Resposta: d.



4 comentários:

  1. Anônimo6/8/23 13:59

    muito boa a explicação

    ResponderExcluir
  2. Super claro, obrigada! Por acaso há o canal no YouTube desse blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, disponha! Não temos canal, não trabalhamos com vídeos. O blog é voltado a estimular o aprendizado através dos benefícios leitura, um método arcaico mas eficiente.

      Excluir