Enem 2020 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #14

(Enem 2020) O leite UHT (do inglês Ultra-High Temperature) é o leite tratado termicamente por um processo que recebe o nome de ultrapasteurização. Elevando sua temperatura homogeneamente a 135 °C por apenas 1 ou 2 segundos, o leite é esterilizado sem prejudicar significativamente seu sabor e aparência. Desse modo, ele pode ser armazenado, sem a necessidade de refrigeração, por meses. Para alcançar essa temperatura sem que a água que o compõe vaporize, o leite é aquecido em alta pressão. É necessário, entretanto, resfriar o leite rapidamente para evitar o seu cozimento. Para tanto, a pressão é reduzida subitamente, de modo que parte da água vaporize e a temperatura diminua.

O processo termodinâmico que explica essa redução súbita de temperatura é a



O enunciado afirma que ao reduzir subitamente a pressão, a temperatura também se reduz. A Animação 1 exemplifica esse processo de vaporização através da redução de pressão.

Animação 1. Exemplo de vaporização por redução de pressão. A seta preta aponta para o vapor.
Fonte: Property diagram for phase change animation (thermodynamic property), Canal NilTime.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VJF6jALMXkA&ab_channel=NiLTime.
Acesso em: 17 ago. 2021 (adaptado).

Para a água líquida se transformar em gás, suas moléculas precisam receber energia. A energia presente no sistema se dá na forma de calor que, ao ser transferido para as moléculas, agitam-nas transformando o líquido em gás.

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário