Enem 2021 - Questão resolvida #12

(Enem 2021) Um garoto precisa montar um circuito que acenda três lâmpadas de cores diferentes, uma de cada vez. Ele dispõe das lâmpadas, de fios, uma bateria e dois interruptores, como ilustrado, junto com seu símbolo de três pontos. Quando esse interruptor fecha AB, abre BC e vice-versa.

O garoto fez cinco circuitos elétricos usando os dois interruptores, mas apenas um satisfaz a sua necessidade. Esse circuito é representado por



Para que apenas uma lâmpada acenda, é necessário que a corrente passe apenas por ela ao fechar o laço do circuito através dos interruptores.

Animação 1. Circuito da alternativa d) acendendo as três lâmpadas, uma de cada vez. Apenas a lâmpada verde acende ao fechar AB, apenas a vermelha acende ao fechar BC e AB, e apenas a azul acende ao fechar BC e BC.
Fonte: Enem 2021 (adaptado).

Na Animação 1 eu mostrei que é possível, através do circuito da alternativa d), acender as três lâmpadas, uma de cada vez, utilizando os interruptores disponíveis: somente a verde fica acesa ao fechar AB, somente a vermelha fica acesa ao fechar BC e AB, e somente a azul fica acesa ao fechar BC e BC. Se você analisar com cuidado, verá que isso não é possível nas outras alternativas.

Resposta: d.



16 comentários:

  1. resolução muito boa, obrigado de verdade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resolução, a animação ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Animação perfeita

    ResponderExcluir
  4. a animação foi essencial pra eu entender!! obrigada de verdade pelo seu trabalho. sucesso p voce! <3

    ResponderExcluir
  5. Melhor resolução que encontrei!

    ResponderExcluir
  6. Sua resolução ajudou muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. MELHOR RESOLUCAO QUE JA VI NA VIDA! DEUS TE ABENCOEE

    ResponderExcluir