Enem 2018 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #10

(Enem 2018) O princípio básico de produção de imagens em equipamentos de ultrassonografia é a produção de ecos. O princípio pulso-eco refere-se à emissão de um pulso curto de ultrassom que atravessa os tecidos do corpo. No processo de interação entre o som e órgãos ou tecidos, uma das grandezas relevantes é a impedância acústica, relacionada à resistência do meio à passagem do som, definida pelo produto da densidade ($\rho$) do material pela velocidade ($v$) do som nesse meio. Quanto maior a diferença de impedância acústica entre duas estruturas, maior será a intensidade de reflexão do pulso e mais facilmente será possível diferenciá-las. A tabela mostra os diferentes valores de densidade e velocidade para alguns órgãos ou tecidos.

CAVALCANTE, M. A.; PEÇANHA, R.; LEITE, V. F. Princípios básicos de imagens ultrassônicas e a determinação da velocidade do som no ar através do eco.
Fisica na Escola, n. 1, 2012 (adaptado).

Em uma imagem de ultrassom, as estruturas mais facilmente diferenciáveis são



Como foi informado na questão, "Quanto maior a diferença de impedância acústica entre duas estruturas, [...] mais facilmente será possível diferenciá-las." Para resolver este problema devemos calcular a impedância $Z$ de cada estrutura através da relação dada no enunciado.

\begin{equation} Z = \rho \, v \end{equation}

O osso é a estrutura de maior impedância, 7 676 000 kg/m²s; já a estrutura de menor impedância é a gordura, com 1 334 000 kg/m²s.

Resposta: a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário