Enem 2018 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #11

(Enem 2018) Ao dimensionar circuitos elétricos residenciais, é recomendado utilizar adequadamente bitolas dos fios condutores e disjuntores, de acordo com a intensidade de corrente elétrica demandada. Esse procedimento é recomendado para evitar acidentes na rede elétrica. No quadro é especificada a associação para três circuitos distintos de uma residência, relacionando tensão no circuito, bitolas de fios condutores e a intensidade de corrente elétrica máxima suportada pelo disjuntor.

Com base no dimensionamento do circuito residencial, em qual(is) do(s) circuito(s) o(s) equipamento(s) é(estão) ligado(s) adequadamente?



Ao multiplicarmos a tensão $U$ pela corrente máxima $i_\text{max}$ suportada pelo disjuntor, obteremos a potência máxima suportada pelo disjuntor do circuito.

\begin{equation} P_\textrm{max} = i_\textrm{max} \, U \end{equation}

Para o Circuito 1, a potência máxima suportada é de $P=110 \cdot 20 = 2200 \ \text{W}$, mas o equipamento a ser ligado necessita de 4 400 W e, portanto, não está ligado adequadamente. Já podemos descartar as alternativas a) e d).

As potências máxima suportadas pelos Circuitos 2 e 3 são, respectivamente, 4 400 W e 7 700 W, valores suficientes para os equipamentos ligados a eles.

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário