ENEM 2018 - 2ª aplicação - Questão resolvida #11

(ENEM 2018) Ao dimensionar circuitos elétricos residenciais, é recomendado utilizar adequadamente bitolas dos fios condutores e disjuntores, de acordo com a intensidade de corrente elétrica demandada. Esse procedimento é recomendado para evitar acidentes na rede elétrica. No quadro é especificada a associação para três circuitos distintos de uma residência, relacionando tensão no circuito, bitolas de fios condutores e a intensidade de corrente elétrica máxima suportada pelo disjuntor.

Associação para três circuitos distintos de uma residência

Com base no dimensionamento do circuito residencial, em qual(is) do(s) circuito(s) o(s) equipamento(s) é(estão) ligado(s) adequadamente?


Ao multiplicar a diferença de potencial $V$ pela corrente máxima $i_\text{máx}$ suportada pelo disjuntor, obtemos a potência máxima suportada pelo disjuntor do circuito:

\begin{equation} P_\textrm{máx} = Vi_\textrm{máx} \pt \end{equation}

Assim, para o Circuito 1, a potência máxima suportada é de $P_\textrm{máx}=110 \cdot 20$ $=$ $2\,200 \ \mathrm{W}$, mas o equipamento a ser ligado necessita de $4\,400 \ \mathrm{W}$ e, portanto, não está ligado adequadamente. Já podemos descartar as alternativas a) e d).

Como também podemos verificar, as potências máxima suportadas pelos Circuitos 2 e 3 são, respectivamente, $4\,400 \ \mathrm{W}$ e $7\,700 \ \mathrm{W}$, valores suficientes para os equipamentos ligados a eles.

Agora, para dimensionar a área $A$ das bitolas, poderíamos, por exemplo, partir da equação que rege a resistencia elétrica em um fio,

\begin{equation} R = \rho \frac{L}{A} \vg \end{equation}

onde $R$ é a resistência, $L$ é o comprimento do fio e $\rho$ é a resistividade do material. Entretanto, o comprimento e a resistividade não foram informados no enunciado, sendo assim, nada podemos afirmar. Nesse caso, resta-nos assumir que as bitolas informadas são adequadas.

Resposta: e.



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo elogio. 🤓
      Apoie o trabalho seguindo @deumfisico no Facebook, @deumfisico no Instagram e @deumfisico no Twitter para incentivar o blog a produzir mais conteúdos totalmente grátis e de qualidade.

      Excluir
  2. Olá! Nesse caso, não consideraríamos o tamanho da bitola? Não influenciaria em nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito pertinente a sua pergunta.
      Com certeza o tamanho da bitola é um fator que deve ser levado em consideração no dimensionamento de circuitos elétricos, uma vez que intensidades de corrente maiores necessitam de bitolas maiores.
      Infelizmente o enunciado carece de informações para podermos dimensionar as bitolas.
      Obrigado por sua pergunta, atualizarei a resolução da questão para incluir essa informação.
      Abraços.

      Excluir
  3. Valioso este site, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Prof TRANQUILINO28/9/22 12:15

    Valioso este site, PARABÉNS!

    ResponderExcluir