Enem 2018 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #11

(Enem 2018) Ao dimensionar circuitos elétricos residenciais, é recomendado utilizar adequadamente bitolas dos fios condutores e disjuntores, de acordo com a intensidade de corrente elétrica demandada. Esse procedimento é recomendado para evitar acidentes na rede elétrica. No quadro é especificada a associação para três circuitos distintos de uma residência, relacionando tensão no circuito, bitolas de fios condutores e a intensidade de corrente elétrica máxima suportada pelo disjuntor.

Com base no dimensionamento do circuito residencial, em qual(is) do(s) circuito(s) o(s) equipamento(s) é(estão) ligado(s) adequadamente?



Ao multiplicarmos a tensão $U$ pela corrente máxima $i_\text{max}$ suportada pelo disjuntor, obteremos a potência máxima suportada pelo disjuntor do circuito.

\begin{equation} P_\textrm{max} = i_\textrm{max} \, U \end{equation}

Para o Circuito 1, a potência máxima suportada é de $P=110 \cdot 20$ $=$ $2200 \ \text{W}$, mas o equipamento a ser ligado necessita de $4 400 \ \text{W}$ e, portanto, não está ligado adequadamente. Já podemos descartar as alternativas a) e d).

Como você mesmo pode verificar, as potências máxima suportadas pelos Circuitos 2 e 3 são, respectivamente, $4 400 \ \text{W}$ e $7 700 \ \text{W}$, valores suficientes para os equipamentos ligados a eles.

Para dimensionar a área $A$ das bitolas, poderíamos, por exemplo, partir da equação que rege a resistencia elétrica em um fio,

\begin{equation} R = \rho \frac{L}{A} \text{,} \end{equation}

onde $R$ é a resistência, $L$ é o comprimento do fio e $\rho$ é a resistividade do material. O comprimento e a resistividade não foram informados no enunciado, sendo assim, nada podemos afirmar; então, assumirei que as bitolas dadas são adequadas.

Resposta: e.



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo elogio. 🤓
      Apoie o trabalho seguindo @deumfisico no Facebook, @deumfisico no Instagram e @deumfisico no Twitter para incentivar o blog a produzir mais conteúdos totalmente grátis e de qualidade.

      Excluir
  2. Olá! Nesse caso, não consideraríamos o tamanho da bitola? Não influenciaria em nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito pertinente a sua pergunta.
      Com certeza o tamanho da bitola é um fator que deve ser levado em consideração no dimensionamento de circuitos elétricos, uma vez que intensidades de corrente maiores necessitam de bitolas maiores.
      Infelizmente o enunciado carece de informações para podermos dimensionar as bitolas.
      Obrigado por sua pergunta, atualizarei a resolução da questão para incluir essa informação.
      Abraços.

      Excluir
  3. Valioso este site, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Prof TRANQUILINO28/9/22 12:15

    Valioso este site, PARABÉNS!

    ResponderExcluir