Notação Científica - Exercícios Nível Médio

Abaixo há uma lista de exercícios cuidadosamente selecionados para que você fixe os conceitos sobre notação científica.


1. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à massa do elétron em notação científica.


2. (UFRGS) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:


3. (UFRGS) A distância que a luz percorre em um ano, chamada ano-luz, é de aproximadamente 38 · 45 · 512 quilômetros. A notação científica desse número é:


4. (UFJF) Para representar números muito grandes, ou muito pequenos, usa-se a notação científica. Um número escrito em notação científica é do tipo n × 10p, em que 1 ≤ n < 10 e p é um número inteiro. Leia as afirmativas abaixo.

  1. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 149 600 000 000 metros.
  2. O diâmetro de uma célula é de aproximadamente 0,0045 centímetros.

As medidas citadas nas afirmativas I e II escritas em notação científica são, respectivamente,


5. (Enem) Medir distâncias sempre foi uma necessidade da humanidade. Ao longo do tempo fez-se necessária a criação de unidades de medidas que pudessem representar tais distâncias, como, por exemplo, o metro. Uma unidade de comprimento pouco conhecida é a Unidade Astronômica (UA), utilizada para descrever, por exemplo, distâncias entre corpos celestes. Por definição, 1 UA equivale à distância entre a Terra e o Sol, que em notação científica é dada por 1,496 × 102 milhões de quilômetros.

Na mesma forma de representação, 1 UA, em metro, equivale a


Postar um comentário