Notação científica é uma formalidade usada na escrita de números muito grandes ou muito pequenos. Para entendê-la melhor, é importante que você já tenha dominado operações com vírgula e com potências de base 10.
Arredondamento
Arredondar é limitar a quantidade de algarismos de um número. Após escolhermos a quantidade de dígitos que um número terá, remove-se todos os outros, aumenta-se o último algarismo em uma unidade se o número seguinte, que fora removido, for maior ou igual a 5; caso contrário, nada se faz.
O número 1,47 pode ser arredondado para 1,5.
O número 0,42 pode ser arredondado para 0,4.
O número 12,5555 pode ser arredondado para 12,6.
O número 3,1415 pode ser arredondado para 3,14.
Para indicar que um número está aproximado, utilizamos frequente os símbolos ~, ≈ ou ≅ no lugar do sinal =.
A Notação Científica
Na notação científica, os números devem ser escritos utilizando-se potências de base 10. O resultado deve ser apresentado na seguinte forma:
\begin{equation} M \cdot 10^n \text{,} \end{equation}onde M é a mantissa e n o expoente (ou ordem de grandeza). A conversão para esta notação deve ser feita de forma que o número M possua uma vírgula após seu primeiro dígito significativo.
Abaixo destaquei uma série de exemplos relacionados a esta conversão. Observe como o resultado se apresenta de forma mais curta e elegante:
O valor do expoente deve ser alterado conforme o número de casas que a vírgula se deslocou: se deslocarmos a vírgula para a esquerda, o expoente aumentará; se deslocarmos para a direita, diminuirá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário