Vetores - Exercícios Nível Médio

Dominar vetores é fundamental para muitos problemas físicos. A seguir selecionamos alguns exercícios que podem ajudá-lo a progredir com os estudos.


1. As forças $\vec{F_1}$, $\vec{F_2}$, $\vec{F_3}$ e $\vec{F_4}$ atuam sobre um bloco com intensidades iguais a F1 = 100 N, F2 = 10 N, F3 = 20 N e F4 = 30 N, conforme ilustrado a seguir.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao módulo, à direção e ao sentido da força resultante.


2. (UFMG) Uma pessoa sai para dar um passeio pela cidade fazendo o seguinte percurso: sai de casa e anda 2 quarteirões para o norte; dobra à esquerda andando mais 2 quarteirões para oeste, virando, a seguir, novamente à esquerda e andando mais dois quarteirões para o sul. Sabendo que cada quarteirão mede 100 m, o deslocamento da pessoa é


3. Após percorrer 100 m para o norte, um motociclista percorre mais 40 m para o leste. Represente vetorialmente o trajeto e determine o deslocamento resultante do motociclista.


4. (PUC-SP adaptado) Os esquemas abaixo mostram um barco retirado de um rio por dois homens.

Em (a) são usadas cordas que transmitem ao barco forças paralelas de intensidades F1 e F2. Em (b) são usadas cordas inclinadas de 90° que transmitem ao barco forças de intensidades iguais às anteriores. Sabe-se que no caso (a) a força resultante transmitida ao barco tem valor 70 N e no caso (b), 50 N.

Nestas condições, assinale a alternativa que pode corresponder à intensidade da força aplicada por cada homem.


5. (CFT-CE) Para se posicionar frente ao gol adversário, um jogador efetua deslocamentos rápidos e sucessivos em linha reta, com módulos de 1,8 m e 2,4 m, deixando completamente para trás a defesa oponente. Para que o deslocamento resultante da bola seja de 3,0 m, o ângulo entre estes deslocamentos deve ser de:


6. (ITATIBA adaptado) Se duas forças concorrentes apresentam mesma intensidade F e formam entre si um ângulo de 120°, assinale a intensidade da resultante.


7. É possível que a soma de dois vetores seja menor que o valor de cada um desses vetores?


Postar um comentário