Produtos com vetores (exercícios nível médio)

Mão com dedão levantado representando a regra da mão direita

Esta lista de exercícios é referente a três tipos de produtos com vetores: a multiplicação por um número, o produto escalar e o produto vetorial. Bons estudos.


1. Sejam os vetores aceleração $\vec{g}$ e $\vec{a}=-2\vec{g}$.

Sabendo que o módulo do vetor $\vec{g}$ é $g=9{,}8 \ \textrm{m/s}^2$ e que sua orientação com relação ao solo é vertical para baixo, assinale a alternativa que corresponde aos módulo, direção e sentido do vetor $\vec{a}$.


2. Dado os vetores $\vec{a}=\vec{v}$ e $\vec{b}=-\vec{v}$, é correto afirmar que


3. Com relação aos vetores $\vec{v}_1=0{,}5\vec{v}_0$, $\vec{v}_2=-2\vec{v}_1$, $\vec{v}_3=0{,}5\vec{v}_1$ e $\vec{v}_4=-2\vec{v}_3$, assinale a altenativa que contém vetores de mesmo módulo.


4. Sejam dois vetores $\vec{a}$ e $\vec{b}$ de módulos iguais a $a=2$ e $b=3$. Se o produto escalar entre eles é igual a $3$, isto é, $\vec{a} \cdot \vec{b} = 3$, qual o valor do menor ângulo formado entre eles?


5. Observe as orientações de dois vetores a seguir.

  1. $ \nwarrow $
  2. $ \leftarrow $

Se fizéssemos o produto vetorial de I com II, qual direção obteríamos como resultado?


6. Observe as orientações de dois vetores a seguir.

  1. $ \otimes $
  2. $ \uparrow $

Se fizéssemos o produto vetorial de I com II, qual direção obteríamos como resultado?


7. Um objeto eletrizado com carga $q=1 \ \textrm{C}$ e que se movimenta com velocidade $\vec{v}$ horizontal e para a direita, está imerso num campo magnético $\vec{B}$ vertical e para baixo.

Sabendo que a força sofrida pelo objeto pode ser calculada através de $\vec{F}=q\vec{v}\times\vec{B}$, qual a orientação dessa força?




Nenhum comentário:

Postar um comentário