Conversão de unidades (exercícios nível médio)

Duas flechas semicirculares apontando uma para a outra

Reforce o conceito aprendido no resumo Conversão de unidades com esta lista de exercícios. Bons estudos.


1. Quantos segundos há em um mês com trinta dias?


2.

a) Converta $1 \ \textrm{km/h}$ em $\textrm{m/s}$ e conclua que para converter quilômetros por hora em metros por segundo basta multiplicar por $3{,}6$.

b) Converta $1 \ \textrm{m/s}$ em $\textrm{km/h}$ e conclua que para converter metros por segundo em quilômetros por hora basta dividir por $3{,}6$.


3. Uma potência de $0{,}0185 \ \textrm{MW}$ corresponde a


4. Verifique que $0{,}005 \ \textrm{km}^2$ corresponde a $5{.}000 \ \textrm{m}^2$.


5. Verifique que $0{,}05 \ \textrm{m}^3$ corresponde a $50 \ \upell$.


6. Verifique que $1 \ \textrm{m}\upell$ corresponde a $1 \ \textrm{cm}^3$.


7. (Enem 2009) A resolução das câmeras digitais modernas é dada em megapixels, unidade de medida que representa um milhão de pontos. As informações sobre cada um desses pontos são armazenadas, em geral, em $3\ \textrm{bytes}$. Porém, para evitar que as imagens ocupem muito espaço, elas são submetidas a algoritmos de compressão, que reduzem em até $95\%$ a quantidade de bytes necessários para armazená-las. Considere $1 \ \textrm{KB} = 1{.}000 \ \textrm{bytes}$, $1 \ \textrm{MB} = 1{.}000 \ \textrm{KB}$, $1 \ \textrm{GB} = 1{.}000 \ \textrm{MB}$.

Utilizando uma câmera de $2{.}0$ megapixels cujo algoritmo de compressão é de $95\%$, João fotografou $150$ imagens para seu trabalho escolar. Se ele deseja armazená-las de modo que o espaço restante no dispositivo seja o menor espaço possível, ele deve utilizar


8. (Enem 2009) No depósito de uma biblioteca há caixas contendo folhas de papel de $0{,}1 \ \textrm{mm}$ de espessura, e em cada uma delas estão anotados $10$ títulos de livros diferentes. Essas folhas foram empilhadas formando uma torre vertical de $1 \ \textrm{m}$ de altura.

Qual a representação, em potência de $10$, correspondente à quantidade de títulos de livros registrados nesse empilhamento?




2 comentários: