Enem 2019 - Questão resolvida #10

(Enem 2019) Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração $p_\text{A}$ e $p_\text{B}$, os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, $m_\text{A}$, e no pneu da bicicleta B, $m_\text{B}$, são diretamente proporcionais aos seus volumes.

Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:



Vamos assumir que os pneus não se esticam, seus volumes são constantes.

Quanto maior a pressão interna do pneu, mais firme ele ficará, menos deformação terá. Se os pneus da bicicleta A deformaram muito menos que os da B, deduz-se que $p_\text{A} > p_\text{B}$.

Já a massa, conforme o enunciado, deve ser assumida como sendo proporcional ao volume, ou seja, quanto menor o volume, menor a massa. Se a largura dos pneus de A é menor que a largura dos de B, $m_\text{A} < m_\text{B}$.

Acredito que este tenha sido o raciocínio cobrado pela banca, apesar de haver incongruências nesta questão.

Resposta: b.



Nenhum comentário:

Postar um comentário