Enem 2020 - Questão resolvida #05

(Enem 2020) Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol. A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo de energia.

O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque



Para que um refrigerador funcione bem, é preciso que haja uma troca de calor entre seu condensador e o ambiente externo. O condensador, nos refrigeradores antigos, é aquela grade situada na parte de trás onde você, alguma vez na vida, já deve ter pendurado uma camiseta para secar.

Figura 1. Troca de calor entre o condensador de um refrigerador e o ambiente externo. As correntes de convecção estão representadas com setas vermelhas.

Uma vez que o fluxo de calor se dá da região mais quente para a mais fria, o calor flui do condensador para o ambiente externo, atravez de correntes de convecção, conforme representado em vermelho na Figura 1. Quanto mais quente estiver o ambiente externo, menor será esse fluxo e maior será o trabalho para retirar o calor da parte interna do refrigerador.

A alternativa a) é polêmica. A troca de calor entre a água e a substância refrigerante acontece por condução nas serpentinas do condensador. Dado isso, é intuitivo pensar que o fluxo de calor por condução no condensador não se altera, o que tende a reduzir é o fluxo por convecção entre o condensador e o ambiente externo. De qualquer forma, a alternativa não faz nenhuma menção ao consumo de energia.

A b) está incorreta pois, como já discutido, o fluxo de calor será menor, o condensador demorará mais a resfriar.

A alternativa c) pode até ser verdadeira. Se o ambiente externo estiver mais quente que o normal, ao abrir a porta, mais calor fluirá para o interior do refrigerador, implicando num maior aumento de temperatura interna. Mas o enunciado não faz referência ao ato de abrir a porta.

A alternativa d) é correta. Uma vez que o fluxo do condensador para o exterior é menor, o condensador demorará mais a resfriar, então o motor trabalhará mais. A exigência de mais trabalho implica num aumento de consumo de energia.

A alternativa e) é, dependendo do ponto de vista, falsa. Digo isso por dois motivos. O primeiro é que a dificuldade é a mesma, não há nenhum fator novo impedindo que a convecção ocorra. O segundo motivo é que essa alternativa também não faz nenhuma alusão ao consumo de energia.

Para concluir, esta questão é considerada como polêmica pela maioria dos professores, incluside eu, mas acredito que a alternativa que melhor responde a pergunda é a d).

Resposta: d.



2 comentários:

  1. Obrigada, o seu blog é ímpar!!! Estou sem som na minha máquina e vc me salva duas vezes com suas resoluções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente por ter ajudado.😊 É fato que atualmente a maioria prefere estudar por vídeos, ainda mais com a possibilidade de se assistir com velocidade 2x. Contudo, ainda acho que a leitura seja um bom exercício cognitivo.
      Bons estudos e sucesso na sua jornada. 🚀

      Excluir