Enem 2021 - Questão resolvida #03

(Enem 2021) No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

Colega A: "O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!".

Colega B: "Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!".

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)



Como mostrado na Animação 1, devido à presença do ar, objetos mais leves e com maior área sofrem maior resistência do ar e, por isso, podem chegar depois dos mais pesados.

Animação 1. Queda livre de diferentes corpos, um mais pesado (bola) e outro mais leve (conjunto de penas), na presença do ar.
Fonte: Human Universe, Series 1 Episode 4, BBC Four.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E43-CfukEgs.
Acesso em: 29 nov. 2021 (fragmento).

Se realizarmos os mesmos experimentos sem a presença do ar, em um ambiente controlado (no vácuo), como na Animação 2, ambos objetos chegarão no mesmo instante de tempo.

Animação 2. Queda livre de diferentes corpos, um mais pesado (bola) e outro mais leve (conjunto de penas), em uma câmara a vácuo.
Fonte: Human Universe, Series 1 Episode 4, BBC Four.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E43-CfukEgs.
Acesso em: 29 nov. 2021 (fragmento).

Resposta: b.



Nenhum comentário:

Postar um comentário