(Enem 2021) A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões
A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo
de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem
valores estimados para o módulo da velocidade inicial de
disparo
Em determinado momento de uma partida, o
competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada
anteriormente,
No jogo, $\vec{g}$ é igual a
Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de $|\vec{v_0}|$ que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
Vamos considerar o lançamento de um projétil em B, a um ângulo
Figura 1. Lançamento oblíquo. O projétil parte de B, no
ponto |
No eixo vertical, a expressão que rege o deslocamento em
Se, inicialmente,
Por outro lado, no eixo horizontal,
a expressão que rege o deslocamento em
Da mesma forma; se, no início,
Vamos isolar
e substituí-lo na Equação (2):
\begin{align} \begin{split} \require{cancel} y &= v_0 \, \sin{\theta} \, t - \frac{g}{2} t^2 \\ &= v_0 \, \sin{\theta} \frac{x}{v_0 \, \cos{\theta}} - \frac{g}{2} \Big(\frac{x}{v_{0} \, \cos{\theta}}\Big)^2 \\ &= \frac{\cancel{v_0} \sin{\theta} \, x}{\cancel{v_0} \cos{\theta}} - \frac{g}{2} \frac{ x^2 }{ v^2_0 \, \cos^2{\theta} } \\ &= \frac{\sin{\theta} \, x }{ \cos{\theta} } - \frac{g}{2} \frac{ x^2 }{ v^2_0 \, \cos^2{\theta} } \, \textrm{.} \end{split} \end{align}
Agora, para encontrar
ou seja,
\begin{equation} 125 = \frac{200.000}{ v^2_0 } \, \textrm{,} \end{equation}ou melhor,
\begin{align} \begin{split} v^2_0 &= \frac{200.000}{ 125 } \\ &= 1.600 \, \textrm{.} \end{split} \end{align}Por fim, extraindo a raiz quadrada,
\begin{align} \begin{split} v_0 &= \sqrt{1.600} \\ &= 40 \ \textrm{m/s} \, \textrm{.} \end{split} \end{align}Resposta: c.
Excelente resolução! muito obrigado!
ResponderExcluirOlá, eu que agradeço. O blog está crescendo com o apoio de vocês!
ExcluirAcompanhe seguindo @deumfisico no Facebook, @deumfisico no Instagram e @deumfisico no Twitter para incentivar a produção de mais conteúdo totalmente grátis e de qualidade.
Eu poderia utilizar a fórmula : Hmax=Vo².sen²(θ)/2g para resolver essa questão?
ResponderExcluirOlá. Você poderia sim. Para determinar $v_0$, através dessa fórmula, você precisaria encontrar a altura máxima primeiro. Mas cuidado, a altura máxima não necessariamente é atingida em P.
ExcluirProf, quando você coloca 35 como espaço, na segunda parte, ele não te daria o tempo de quando ele atingiu 35 da primeira vez, na subida? Não entendi pq deu certo
ResponderExcluirSei que não pode ser um erro, porque muitos profs de quem vi a resolução fizeram assim, mas realmente me bugou. Ninguém explicou pq dá pra usar 35 normalmente, assim fazendo com naturalidade. Fiquei no ENEM querendo dividir em subida e descida, perdi muito tempo de prova e não cheguei em nada na questão
Olá! Muito pertinente sua pergunta. Fiz um pequeno ajuste na resolução para facilitar seu entendimento — talvez você nem perceba.
ExcluirA Equação (6) é quadrática em $x$, ou seja, pode haver até dois valores de $x$ para um mesmo $y$.
Imagine que a primeira vez que o projétil atinge $35 \ \textrm{m}$ é num ponto Q. Então, na Equação (6), se substituíssemos $y=y_\textrm{Q}=35$ e $x=x_\textrm{Q}$, obteríamos o mesmo valor para a velocidade, isto é, $v_0=40 \ \textrm{m/s}$. A dificuldade é que, para fazer isso, precisaríamos do valor de $x_\textrm{Q}$. Se você estiver interessado (deixarei como exercício), é possível verificar que $x_\textrm{Q}=33,6 \ \textrm{m}$.
Espero que ter ajudado.
Bons estudos.
Estava com a mesma dúvida, obrigado pela resposta
Excluir😊 Por nada!
ExcluirBoa Tarde!! Teria como me explicar melhor o que foi feito a partir do ( 5 ) por favor!!! Ao fazer a substituição de uma equação na outra eu fiquei meio perdido no que foi feito!!
ResponderExcluirObrigado desde já!!!
Olá, xará! Claro, vou tentar te explicar.
ExcluirO que eu fiz foi basicamente substituir todos os $t$'s da primeira linha da Equação (6) pelo resultado obtido na Equação (5). Para ficar mais claro, eu atualizei a resolução de forma a explicitar o passo a passo da Equação (6).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só me avisar.
Bons estudos.
vamos la
ResponderExcluirOlha a minha resolução.
ResponderExcluirNo eixo x aos 120 ,metros V0x0,6=120/t /// t=200/V0
Depois no eixo Y: S=S0+0,8V0t-(10t^2)/2
Isola t na equção do MRU(eixo x) e substitui na segunda com o valor de 35m. 35=0+(0,8V0x200)/V0-(10x(200/V0)^2)/2.Dá 40 o valor de V0. Simples ne
Olá, está certinho. Parabéns! 😉👏
ExcluirEstá muito errada essa resolução. O tempo de x é o tempo total e o tempo calculado em Y é só da subida, inclusive, que é 45 metros, não 35 metros.
ResponderExcluirOi, amigo.
ExcluirO tempo que a bala leva para sair do canhão em B para atingir o canhão em A é um só e deve ser calculado para quando $x$ for $120 \ \textrm{m}$ e $y$ for $35 \ \textrm{m}$.
Poderíamos usar $y = 45 \ \textrm{m}$ para obtermos o tempo para quando a bala atinge o ponto P, mas não é o que o enunciado pergunta.
Obrigado pelo comentário, abraços.
Pq o 10m não é somado com 35?
ResponderExcluirOlá. No ponto A a altura é $35 \ \textrm{m}$. Se somarmos $10 \ \textrm{m}$ com $35 \ \textrm{m}$ obteremos a altura do ponto P e não a altura do projétil no ponto A.
Excluir