Enem 2017 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #14

(Enem 2017) O avanço científico e tecnológico da física nuclear permitiu conhecer, com maiores detalhes, o decaimento radioativo dos núcleos atômicos instáveis, desenvolvendo-se algumas aplicações para a radiação de grande penetração no corpo humano, utilizada, por exemplo, no tratamento do câncer.

A aplicação citada no texto se refere a qual tipo de radiação?



A radiação gama é utilizada na medicina no tratamento do câncer. Ela é altamente energética e possui grande profundidade de penetração no corpo humano.

Resposta: c.



2 comentários:

  1. Eu estava lendo em um site que o Raio-X e o Gama podem ajudar o tratamento de doenças como essa, então essa questão me deixou bem travada. Mas agora que reli a questão percebi que ela está pedindo o mais potente, acredito que seja por isso que é o "X" e não o "Y".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sdois.

      O Raio-X não é de origem nuclear, não surge do decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis. Na medicina, é utilizado para obtenção de imagens do interior do corpo humano.

      Já a radiação Gama é de origem nuclear, assim como a Alfa e a Beta. Mas, diferente das Alfa e Beta, a Gama é composta por ondas eletromagnéticas de grande profundidade de penetração.

      A chave para resolver a questão está nos trechos "decaimento radioativo dos núcleos atômicos instáveis" e "radiação de grande penetração no corpo humano".

      Eu concordo que a solução não é tão óbvia como parece.

      Bons estudos, abraços. ッ

      Excluir