Enem 2018 - 2ª Aplicação - Questão resolvida #04

(Enem 2018) Aguns modelos mais modernos de fones de ouvido contam com uma fonte de energia elétrica para funcionar. Esses novos fones têm um recurso, denominado "Cancelador de Ruídos Ativo", constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo de frequência fixa. No entanto, para que o cancelamento seja realizado, o sinal sonoro produzido circuito precisa apresentar simultaneamente características específicas bem determinadas.

Quais são as características do sinal gerado pelo circuito desse de fone de ouvido?



Para que duas ondas se anulem é necessário que elas sejam iguais exceto por uma diferença de fase igual a $\pi$ radianos (180°). Essa diferença destrutiva fará com que os máximos (picos) de uma onda coincidam com os mínimos (vales) da outra, anulando a onda resultante.

Resposta: b.



11 comentários:

  1. qual é o nome dessa matéria da questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Laysla. O Blog De Um Físico classifica esse assunto como 'Ondas e Acústica'.

      Excluir
  2. fenômenos ondulatórios, Laysla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Unknown. Fenômenos ondulatórios também é um nome possível para este assunto.
      Obrigado pela dica.

      Excluir
  3. Anônimo4/8/22 18:26

    Como da pra saber q é 180 graus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, para se convencer disso você precisará de um pouco de matemática. Ondas podem ser expressas como funções trigonométricas periódicas, por exemplo, o seno. Para que o máximo de um seno coincida com o mínimo de outro seno, faz-se necessário uma diferença de fase igual a $180^{\circ}$.

      Excluir
  4. Cara, tive que criar uma conta para elogiar seu trabalho, conheci o site hoje e ele é sensacional, espero que ele ainda esteja ativo. Se não for pedir muito, teria como trazer física de outros vestibulares militares também? Sinto que falta resoluções completas e de fácil entendimento como as suas para as questões desse. Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel.

      Poucos criam contas para comentar, a maioria comenta no anonimato mesmo. Valeu o esforço!

      Fico muito feliz por estar gostando. O blog ainda está ativo, mas devagar. Acho difícil, num período próximo, conseguir incluir resoluções de outras provas. Mas realmente, pela falta de resoluções, poderia beneficiar muita gente.

      Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios!
      Sucesso na sua jornada, abraços.

      Excluir