Enem 2018 - Questão 100 (Caderno 7 - Azul - 2ª Aplicação)

(Enem 2018) Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no gráfico.

Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente,


Para um pequeno deslocamento (ao redor de um ponto) a posição como função do tempo pode sempre ser descrita através da velocidade instantânea:

$$ \Delta s = v \Delta t $$

O resultado acima é uma função linear de coeficiente angular igual a v. O coeficiente angular nos dá informações sobre a inclinação de uma reta que tangencia a curva no ponto em questão, e portanto, a inclinação dessa tangente é proporcional à velocidade.

No ponto M a velocidade deve ser a menor pois é onde a curva quase não é inclinada. No ponto L, onde a curva é mais íngreme, a velocidade deve ser a maior.

Resposta: c

4 comentários:

  1. O valor da velocidade em módulo realmente condiz com os pontos M e L, mas quando a reta tangente é decrescente a velocidade é negativa, assim o ponto N possui uma reta tangente a curva mais inclinada que o ponto M, talvez no enunciado do problema faltou colocar a palavra intensidade da velocidade ou módulo da velocidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faz sentido seu comentário quando afirmamos que "a inclinação da reta que tangencia N é mais negativa que em M".

      Mas, nesse caso, o sinal negativo da velocidade indica o retorno do carro, uma mudança de sentido, pois o deslocamento também se torna negativo; não significa que a velocidade do carro é menor. Na realidade, a 'velocidade do carro' é aquela aferida pelo velocímetro, o sinal na expressão algébrica indica o sentido em que o mesmo se moveu.

      Mas concordo que seria menos dúbio se uma das palavras intensidade ou módulo estivesse presente.

      Excluir
  2. Parabéns pela qualidade do conteúdo e por fazer sem exigir nada em troca! Realmente um ótimo serviço à educação brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço! Comentários como o seu fazem o trabalho valer a pena.

      Excluir