Grandezas Escalares e Vetoriais - Resumo Nível Médio

Podemos dizer que tudo que pode ser mensurado é uma grandeza física. Essas grandezas podem ser classificadas em dois tipos: escalares e vetoriais.

Grandezas escalares

Toda grandeza que pode ser totalmente descrita através de um valor numérico seguido de uma unidade é uma grandeza escalar. O valor numérico é a intensidade da grandeza e a unidade faz referência ao sistema métrico utilizado.

Ao afirmarmos que a massa de um bloco é 3 kg ou que a temperatura de um termômetro é 26 °C, não precisamos acrescentar mais nenhuma informação para defini-las.

Podemos citar, como exemplos de grandezas escalares, massa, temperatura, volume, tempo, trabalho e energia.

Grandezas vetoriais

Já as grandezas vetoriais, além de um valor numérico e uma unidade, necessitam de duas informações extras para serem completamente descritas: direção e sentido.

Se soubermos apenas que um barco está se movendo a 60 km/h no mar, não poderemos prever seu destino, para isso precisaríamos conhecer a direção e o sentido da velocidade.

Mas, se soubermos que o mesmo está navegando a 60 km/h, na direção sudoeste-nordeste, sentido nordeste, sua velocidade poderia ser completamente descrita por um vetor semelhante ao da figura a seguir.

Velocidade, força, aceleração, campos elétrico e magnético e quantidade de movimento são exemplos de grandezas vetoriais.

Exercícios

Para praticar todo o conteúdo deste resumo, preparamos uma lista especial de exercícios sobre grandezas físicas.

Postar um comentário