Anúncio

Enem 2019 - Questão resolvida #06

(ENEM 2019) Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto "cortavam o céu". Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.

Ilustração do globo terrestre com detalhe para o Rio de Janeiro, o Oceano Atlântico, a linha do Equador e o sentido de rotação da Terra.
LAS CASAS, R. Lixo espacial. Observatório Astronômico Frei Rosário, ICEx, UFMG. Disponível em: www.observatorio.ufmg.br. Acesso em: 27 set. 2011 (adaptado).

De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era


No referencial da atmosfera, no momento da reentrada, os fragmentos estavam "em cima" do Rio de Janeiro. Essa localização está ilustrada na Figura 1a) em azul.

Nesse mesmo dia, a Terra, depois de girar com velocidade angular $\omega_\mathrm{T}$, faria com que os fragmentos chegassem ao solo à esquerda do Rio de Janeiro, na mesma direção em que ocorreu a reentrada; mas eles caíram à direita, como indicado em vermelho na Figura 1b).

Representação dos momentos das reentrada e queda dos fragmentos na região do Rio de janeiro
Figura 1. Esquema exagerado da visão a partir do referencial da atmosfera do a) momento da reentrada e do b) momento da queda dos fragmentos após a Terra ter girado. Os pontos azuis indicam a localização da reentrada e o ponto vermelho indica a localização da queda dos fragmentos.
Fonte: releitura de conteúdo da prova do ENEM.

Isso só aconteceu porque a velocidade angular $\omega_\text{f}$ dos fragmentos era superior à da Terra, e no mesmo sentido (para a direita).

Caso $\omega_\mathrm{f} = \omega_\mathrm{T}$, os fragmentos cairíam no Rio de Janeiro, pois o movimento circular dos fragmentos acompanharia o movimento circular da Terra.

Já se $\omega_\mathrm{f} < \omega_\mathrm{T}$, os fragmentos cairíam à esquerda do Rio de Janeiro, pois o movimento circular dos fragmentos seria menor ou até oposto ao da Terra.

Resposta: b.



Nenhum comentário:

Postar um comentário