O objetivo deste resumo, de nível médio, é relembrar as regras de operação para equações simples, uma vez que, na física, muitos problemas são traduzidos em equações.
Símbolos
Antes de começarmos, observe na Tabela 1 alguns símbolos que podem ser úteis na resolução de expressões matemáticas.
Símbolo | Significado |
---|---|
é aproximadamente | |
mais ou menos |
Para exemplificar, se
Equações simples
Uma equação é uma expressão matemática dotada de um sinal de igualdade e utilizada para determinar números desconhecidos.
Exemplo de uma equação:
No exemplo acima, $x$ é um número desconhecido, também chamado de incógnita. O valor da incógnita é encontrado quando a isolamos de um lado da igualdade e passamos a operar corretamente os números do outro lado.
Solução da equação do Exemplo 1:
$$ x=12 \pt $$
Observe que, no Exemplo 1,
ao substituir $x$ por
Equações com adição e subtração
Se uma equação for composta por operações de adição e subtração, podemos isolar a incógnita movendo os números para o outro lado da igualdade. O preço desse movimento é a troca de sinal.
Neste exemplo, vamos resolver a equação
Aqui, vamos resolver a equação
A incógnita também pode ser trocada de lado.
Vamos resolver a equação
Equações com multiplicação e divisão
Se uma equação possuir um número multiplicando todo um lado, podemos passá-lo para o outro lado dividindo e, depois, resolver a fração.
Como exemplo, vamos resolver a equação
Note que todo número junto à esquerda de uma incógnita estará multiplicando-a, ou seja,
Neste exemplo, vamos resolver a equação
Ainda, se um número estiver dividindo todo um lado, podemos passá-lo para o outro lado multiplicando.
Vamos resolver a equação
Podemos, também, multiplicar ou dividir por um mesmo número ambos os lados de uma equação sem que o resultado seja alterado.
Neste exemplo, multiplicaremos os dois lados da equação $x=3$ por
Aqui, dividiremos a equação $x=8$ por $4$. Observe:
\begin{equation*} x = 8 \\ \frac{x}{4} = \frac{8}{4} \\ \frac{x}{4} = 2 \\ x = 2 \cdot 4 \\ x = 8 \pt \end{equation*}Equações com incógnitas negativas
Se o resultado de uma equação for uma incógnita negativa, podemos multiplicar ambos os lados por $-1$ e operar obedecendo a regra de sinais.
Vamos encontrar o valor da incógnita da equação
Observe no Exemplo 11 que multiplicar uma equação por $-1$ é o mesmo que trocar todos os seus sinais: os de menos por mais e os de mais por menos.
Equações com potências e raízes
Sempre que for preciso, podemos elevar ambos os lados de uma equação a uma potência.
Neste exemplo, vamos elevar a equação $x^{1/3}=2$ ao cubo para
encontrar o valor de
Neste exemplo, vamos elevar a equação $\sqrt{x}=2$ ao quadrado para
encontrar o valor de
Neste exemplo, vamos extrair a raiz cúbica da equação $x^3=1{.}000$ para
encontrar o valor de
Neste exemplo, vamos extrair a raiz quadrada da equação $x^2=9$ para
encontrarmos o valor de
No Exemplo 15, o símbolo $\pm$ foi inserido pois tanto $3$ como $-3$ são resultados válidos,
pois,
Neste exemplo, vamos extrair a raiz quarta da equação $x^4=16$ para
encontrar o valor de
Equações com operações mistas
Podemos movimentar as adições e subtrações livremente pelos lados de uma equação, já as multiplicações e divisões precisam de um pouco mais de atenção: só podemos movimentá-las se o lado inteiro da equação estiver sendo operado por elas.
Como exemplo final, vamos encontrar o valor da incógnita $x$ da
equação
Veja uma outra forma de se resolver a mesma equação:
\begin{equation*} 1+\frac{5}{2}+3x=7+2x \\ 1+\frac{5}{2}+3x-2x=7 \\ 1+\frac{5}{2}+x=7 \\ \frac{1 \cdot 2}{2}+\frac{5}{2}+\frac{2x}{2}=7 \\ \frac{2+5+2x}{2}=7 \\ 2+5+2x = 7 \cdot 2 \\ 2+5+2x = 14 \\ 2x = 14-2-5 \\ x = \frac{14-2-5}{2} \\ x = \frac{7}{2} \pt \end{equation*}Agora, veja uma forma completamente errada de se resolver a mesma equação (o passo errado está destacado em vermelho):
\begin{equation*} 1+\frac{5}{2}+3x=7+2x \\ 1+\frac{5}{2}+3x-2x=7 \\ 1+\frac{5}{2}+x=7 \end{equation*} \begin{equation*} 1+5+x = 7 \cdot 2 \end{equation*} \begin{equation*} 1+5+x = 14 \\ x = 14-1-5 \\ x = 8 \pt \end{equation*}Palavras finais
É importante que você reveja todos os exemplos acima com muita calma, muitos estudantes costumam errar contas por falta de cuidado com essas regras.
Você deve ter observado que na maioria dos exemplos utilizamos números inteiros, isso foi para facilitar o entendimento. Tudo que você viu aqui se aplica a números reais.
É sempre bom alertar que você não deve se apegar ao nome
Você pode treinar tudo o que foi visto aqui resolvendo exercícios que envolvem equações. Bons estudos.
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