Soma entre vetores (resumo nível médio)

Duas setas com o símbolo de soma entre elas
Fonte: imagem criada no Canva.

Vetores são objetos matemáticos que não obedecem às regras utilizadas nas adição e subtração de números algébricos. Para somar vetores devemos recorrer ao que é chamado de soma vetorial.

Geometricamente, para somarmos vetores, devemos organizá-los de maneira que a base de um encoste na ponta de outro. O resultado da soma, chamado de vetor resultante, é o vetor que conecta a base do primeiro vetor com a ponta do último.

Exemplo 1

Considere os vetores $\vec{a}$, $\vec{b}$, $\vec{c}$ e $\vec{d}$ da Figura 1-1.

Quatro vetores distintos
Figura 1-1. Quatro vetores distintos: $\vec{a}$, $\vec{b}$, $\vec{c}$ e $\vec{d}$.

Para somá-los, podemos livremente reordená-los de maneira que a base de um encoste na ponta de outro. O vetor resultante da soma é aquele que conecta a base do primeiro vetor com a ponta do último.

Vetores distintos organizados para gerar um vetor resultante
Figura 1-2. Representação gráfica da soma vetorial de $\vec{a}$, $\vec{b}$, $\vec{c}$ e $\vec{d}$, resultando no vetor $\vec{R}$.

O vetor $\vec{R}$ da Figura 1-2 é o vetor resultante dessa soma. Matematicamente, podemos escrever $\vec{R} = \vec{a} + \vec{b} + \vec{c} + \vec{d}$. Observe que o resultado final não depende da ordem da soma.

Algebricamente, para somarmos vetores, podemos, para cada eixo isoladamente, somar os componentes escalares dos vetores. E então, para cada eixo, o resultado dessa soma é o componente escalar do vetor resultante.

Exemplo 2

Considere, na figura a seguir, a malha de $\mathrm{1 \ \mathrm{cm}}$ e os três vetores a serem somados.

Três vetores em uma malha com quadrados de 1 centímetro de lado
Figura 2-1. Vetores $\vec{a}$, $\vec{b}$ e $\vec{c}$ em uma grade de $1 \ \mathrm{cm}$.

Seja $\vec{R}=\vec{a}+\vec{b}+\vec{c}$ o vetor resultante da soma dos vetores da Figura 2-1.

Se definirmos um eixo $x$ horizontal e para a direita, podemos verificar que os vetores $\vec{a}$, $\vec{b}$ e $\vec{c}$ têm componentes escalares $a_x=0$, $b_x=1 \ \mathrm{cm}$ e $c_x=1 \ \mathrm{cm}$ nesse eixo. Então, o componente escalar de $\vec{R}$ em $x$ é:

\begin{aligned} R_x &= a_x + b_x + c_x \\ &= 0 + 1 + 1 \\ &= 2 \ \mathrm{cm}\pt \end{aligned}

Agora, de acordo com um eixo $y$ vertical e para cima, os vetores têm componentes escalares nesse eixo dados por $a_y=1 \ \mathrm{cm}$, $b_y=1 \ \mathrm{cm}$ e $c_y=-3 \ \mathrm{cm}$. Então, o componente escalar de $\vec{R}$ em $y$ é:

\begin{aligned} R_y &= a_y + b_y + c_y \\ &= 1 + 1 -3 \\ &= -1 \ \mathrm{cm}\pt \end{aligned}

Com essas informações, baseando-se na técnica de decomposição vetorial, podemos recompor graficamente o vetor resultante.

Vetor resultante da soma algébrica entre os três vetores
Figura 2-2. Vetor resultante $\vec{R}$, de componentes vetoriais $\vec{R}_x$ na horizontal e $\vec{R}_y$ na vertical, obtido através da soma algébrica.

Ainda trabalhando com a decomposição vetorial, podemos também encontrar o módulo de $\vec{R}$:

\begin{aligned} \lvert \vec{R} \rvert &= \sqrt{\lvert \vec{R}_x \rvert^2 + \lvert \vec{R}_y \rvert^2} \\ &= \sqrt{\lvert R_x \rvert^2 + \lvert R_y \rvert^2} \\ &= \sqrt{ R_x^2 + R_y^2} \\ &= \sqrt{2^2 + (-1)^2} \\ &= \sqrt{4 + 1} \\ &= \sqrt{5} \\ &\approx 2{,}2 \ \mathrm{cm} \pt \end{aligned}

Por fim, observe na Figura 2-3 que também poderíamos ter realizado essa soma de maneira geométrica.

Vetor resultante através da soma gemoétrica
Figura 2-3. Vetor resultante $\vec{R}$ obtido através da soma geométrica.

Note, através das Figuras 2-2 e 2-3, que os vetores resultantes obtidos são iguais: possuem mesmos módulo, direção e sentido.


Exemplo 3

Considere os vetores $\vec{a}$ e $\vec{b}$ da figura a seguir.

Dois vetores em uma malha de 1 cm
Figura 3-1. Vetores $\vec{a}$ e $\vec{b}$ a serem somados.

Definindo-se um eixo $x$ horizontal e para a direita e um eixo $y$ vertical e para cima, podemos escrever seus componentes como sendo $a_x=1 \ \mathrm{cm}$, $a_y=1 \ \mathrm{cm}$, $b_x=1 \ \mathrm{cm}$ e $b_y=3 \ \mathrm{cm}$. Assim, se a soma entre eles resulta num vetor $\vec{R}=\vec{a}+\vec{b}$, o componente escalar de $\vec{R}$ na horizontal é

\begin{aligned} R_x &= a_x + b_x \\ &= 1 + 1 \\ &= 2 \ \mathrm{cm} \vg \end{aligned}

e o componente escalar de $\vec{R}$ na vertical é

\begin{aligned} R_y &= a_y + b_y \\ &= 1 + 3 \\ &= 4 \ \mathrm{cm} \pt \end{aligned}

Por outro lado, a soma geométrica $\vec{R}=\vec{a}+\vec{b}$ pode ser feita como ilustrado na figura abaixo.

Dois vetores somados resultando no vetor resultante
Figura 3-2. Representação geométrica de $\vec{R}=\vec{a}+\vec{b}$.

Por fim, observe, na Figura 3-2, que o componente vetorial de $\vec{R}$ em $x$ é dado pela soma dos componentes vetoriais de $\vec{a}$ e $\vec{b}$ em $x$, portanto, $\vec{R}_x=\vec{a}_x+\vec{b}_x$. Analogamente, o componente vetorial de $\vec{R}$ em $y$ é dado pela soma dos componentes vetoriais de $\vec{a}$ e $\vec{b}$ em $y$, isto é, $\vec{R}_y=\vec{a}_y+\vec{b}_y$.


Casos particulares

Agora, veremos alguns casos particulares que podem aparecer em somas vetoriais.

Soma entre vetores de mesma direção

Na soma entre vetores de mesma direção, podemos facilmente encontrar o vetor resultante, já que sua direção será a mesma que a dos vetores a serem somados. Para isso, basta somarmos os componentes escalares desses vetores. Como já vimos, o resultado é o componente escalar do vetor resultante.

Exemplo 4

A Figura 4-1 contém quatro vetores de mesma direção, $\vec{a}$, $\vec{b}$, $\vec{c}$ e $\vec{d}$, todos horizontais, de módulos $\lvert \vec{a} \rvert = 1 \ \mathrm{un}$, $ \lvert \vec{b} \rvert = 1{,}5 \ \mathrm{un}$, $\lvert \vec{c} \rvert = 1{,}5 \ \mathrm{un}$ e $\lvert \vec{d} \rvert = 2{,}5 \ \mathrm{un}$.

Vetores horizontais paralelos e antiparalelos
Figura 4-1. Vetores de mesma direção, paralelos e antiparalelos, horizontais.

Note que, definindo um eixo $x$ como referência, horizontal e para a direita, $a_x=\lvert \vec{a} \rvert$, $b_x=\lvert \vec{b} \rvert$, $c_x=-\lvert \vec{c} \rvert$ e $d_x=-\lvert \vec{d} \rvert$, pois todos os vetores são horizontais.

Para somá-los geometricamente, podemos proceder como ilustrado na Figura 4-2, onde $\vec{R}$ é o vetor resultante da soma.

Vetores horizontais organizados para gerar um vetor resultante
Figura 4-2. Representação gráfica de uma soma de vetores horizontais. Os vetores foram organizados no espaço de forma a evidenciar o vetor resultante $\vec{R}$.

Algebricamente, podemos somar os componentes escalares em $x$ dos vetores. Observe:

\begin{align*} R_x &= a_x + b_x + c_x + d_x \\ &= \lvert \vec{a} \rvert + \lvert \vec{b} \rvert - \lvert \vec{c} \rvert - \lvert \vec{d} \rvert \\ &= 1 + 1{,}5 - 1{,}5 - 2{,}5 \\ &= - 1{,}5 \ \mathrm{un} \pt \end{align*}

Então, o módulo do vetor resultante é $\lvert \vec{R} \rvert = 1{,}5 \ \mathrm{un}$. O sinal negativo em $R_x$ informa que o sentido de $\vec{R}$ é contrário ao sentido do eixo $x$ adotado.


Soma entre dois vetores perpendiculares

Quando a soma vetorial for entre dois vetores perpendiculares, o módulo do vetor resultante pode ser diretamente obtido através do teorema de Pitágoras.

Vetores perpendiculares organizados para gerar um vetor resultante
Figura 1. Soma entre dois vetores perpendiculares.

Na Figura 1, o vetor $\vec{R}$ é o resultado da soma do vetor vertical $\vec{a}$ com o vetor horizontal $\vec{b}$. O módulo de $\vec{R}$ pode ser calculado através de

\begin{equation} \lvert \vec{R} \rvert = \sqrt{ {\lvert \vec{a} \rvert}^2 + \lvert \vec{b} \rvert ^2 } \pt \end{equation}

Soma de dois vetores concorrentes

De maneira geral, quando estamos somando dois vetores de direções quaisquer, podemos recorrer à lei dos cossenos.

Vetores distintos organizados para gerar um vetor resultante
Figura 2. Soma de dois vetores concorrentes.

Na Figura 2, o vetor $\vec{R}$ é o resultado da soma dos vetores $\vec{a}$ e $\vec{b}$ que formam um ângulo $\alpha$ entre si. O módulo de $\vec{R}$, nesse caso, pode ser calculado através de

\begin{equation} \lvert \vec{R} \rvert = \sqrt{\lvert \vec{a} \rvert^2 + \lvert \vec{b} \rvert^2 - 2 \lvert \vec{a} \rvert \lvert \vec{b} \rvert \cos{\alpha}} \pt \end{equation}

Palavras finais

Você pode fixar o que for abordado neste resumo resolvendo a lista de exercícios sobre soma vetorial. Bons estudos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário