Anúncio

ENEM 2018 - 2ª aplicação - Questão resolvida #03

(ENEM 2018) Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no gráfico.

Gráfico de posição versus tempo contendo uma curva com os pontos K, L, M e N

Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente,


Para um pequeno deslocamento $\Delta x$ próximo a um ponto, a velocidade média num intervalo de tempo $\Delta t$ pode ser expressa como

\begin{equation} v_{\text{m}x} =\frac{\Delta x}{\Delta t} \vg \end{equation}

isto é,

\begin{equation} \Delta x = v_{\text{m}x} \Delta t \pt \end{equation}

O resultado acima é uma função linear de coeficiente angular igual a $v_{\text{m}x}$. O coeficiente angular nos dá informações sobre a inclinação de uma reta que tangencia a curva no ponto em questão, e portanto, a inclinação dessa reta tangente é proporcional à velocidade.

Assumindo que o piloto não deu marcha à ré: no ponto $M$ a velocidade deve ser a menor pois é onde a reta tangente à curva quase não está inclinada; no ponto $L$, onde a reta tangente à curva é mais íngreme, a velocidade deve ser a maior.

Resposta: c.



16 comentários:

  1. O valor da velocidade em módulo realmente condiz com os pontos M e L, mas quando a reta tangente é decrescente a velocidade é negativa, assim o ponto N possui uma reta tangente a curva mais inclinada que o ponto M, talvez no enunciado do problema faltou colocar a palavra intensidade da velocidade ou módulo da velocidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faz sentido seu comentário quando afirmamos que "a inclinação da reta que tangencia N é mais negativa que em M".

      Mas, nesse caso, o sinal negativo da velocidade indica o retorno do carro, uma mudança de sentido, pois o deslocamento também se torna negativo; não significa que a velocidade do carro é menor. Na realidade, a 'velocidade do carro' é aquela aferida pelo velocímetro, o sinal na expressão algébrica indica o sentido em que o mesmo se moveu.

      Mas concordo que seria menos dúbio se uma das palavras intensidade ou módulo estivesse presente.

      Excluir
  2. Parabéns pela qualidade do conteúdo e por fazer sem exigir nada em troca! Realmente um ótimo serviço à educação brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço! Comentários como o seu fazem o trabalho valer a pena.

      Excluir
  3. Amei me ajudou demais, parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Olá, do "M para o N" parece ter uma desaceleração, logo o movimento seria retardado, porém mais acelerado que o "N", poderíamos ver desta forma ou é devaneio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não entendi muito bem sua colocação. No final de L até M houve sim uma desaceleração, o carro começou a voltar. O mesmo acontece logo depois de N, o carro voltou a seguir em frente.

      Excluir
  5. Anônimo4/1/23 15:51

    Acho que faltou mais dados para o avaliador completar o raciocínio da questão!

    ResponderExcluir
  6. Por que é a letra c🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dê uma olhada na resolução (a resposta está lá) e nos comentários desta página. Se ainda assim continuar com dúvida, tente formulá-la que tentarei respondê-la. Bons estudos! 😊

      Excluir